Rádio USP celebra São Paulo com música e poesia

Ouça o programa “Sonhos Paulistanos”, transmitido no dia 25 de janeiro, que comemorou os 468 anos da cidade

 26/01/2022 - Publicado há 2 anos
Avenida Paulista, Viaduto do Chá, Praça da Sé e Rua Augusta: alguns dos locais mais famosos de São Paulo – Fotomontagem: Ana Júlia Maciel/ Wikimedia e USP Imagens

“Empilhadas uma a uma, enfileiram-se pastilhas anuais de sabores variados, que transitam entre o amor odiado e o ódio amado; todas estão carregadas e alimentadas de sonhos paulistanos”, afirmou o pesquisador Omar Jubran na abertura do programa especial Sonhos Paulistanos, transmitido pela Rádio USP (93,7 da FM) no dia 25 de janeiro, que comemorou os 468 anos da cidade de São Paulo.

Com duração de duas horas, o programa foi dividido em seis blocos e reuniu depoimentos de personalidades como a professora da USP Olgária Matos, entremeados por músicas antigas e modernas, cantadas por intérpretes que vão de Francisco Alves (São Paulo Coração do Brasil) e Rolando Boldrin (Você Já Foi a São Paulo?) a Tom Zé (A Briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel), Itamar Assumpção (Venha Até São Paulo) e José Miguel Wisnik (São Paulo Rio). 

O programa exibiu ainda poesias e crônicas sobre a cidade de autores como José Paulo Paes, Heitor Ferraz, Lindolf Bell, Carlos Queiroz Telles e Alice Ruiz, incluindo este poema de José Domingos, recitado pelo autor:

São Paulo fim do dia, portas que se fecham, luzes que se acendem, mãos que se despedem, olhares que prometem

Coisas que acontecem porque têm que acontecer, gente buscando casa, gente buscando gente, gente buscando nada

Vejo cinco continentes pisando a mesma calçada

O aglomerado constante dessa massa que se agita faz ainda mais bonita minha cidade gigante

São Paulo dos doutores, São Paulo dos marginais, São Paulo dos feirantes, dos intelectuais

São Paulo das mariposas, São Paulo do operário, do camelô, do vagabundo, do society, da favela

Misturas que fazem dela a maior terra do mundo (…).

Ouça no link abaixo o programa especial Sonhos Paulistanos, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 25 de janeiro de 2022, em comemoração aos 468 anos da cidade de São Paulo.

Logo da Rádio USP

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.