Rádio USP apresenta cinco novos colunistas nesta semana

Agora são 25 professores que fazem comentários sobre suas especialidades ao longo da programação da emissora

19/09/2017 - Publicado há 7 anos
Temas predominantes nas novas colunas: saúde, ciência e esporte – Ilustração: Freepix/Vector me

Saúde, ciência e esporte são os temas predominantes nas cinco novas colunas da Rádio USP (93,7 MHz), que estreiam nesta semana. Agora o time de colunistas da Rádio USP é formado por 25 professores, que fazem comentários sobre suas especialidades diariamente, entre 8h e 10h (veja aqui a relação completa dos colunistas e os horários de suas colunas).

A estreia das novas colunas ocorreu no dia 18, com a apresentação de “Corpo e Movimento”, do professor José Carlos Farah, diretor técnico do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). Sempre às segundas-feiras, às 10 horas, Farah trará dicas de saúde e qualidade de vida através da atividade física.

Nesta terça-feira, dia 19, às 10 horas, foi ao ar a coluna “Dr. Bartô e os Doutores da Saúde”, do professor da Faculdade de Medicina da USP João Paulo Lotufo. Em sua coluna, Lotufo abordará formas de prevenção do consumo de drogas por adolescentes.

A partir do dia 20 de setembro, todas as quartas-feiras, às 10 horas, será transmitida a coluna “Fique de Olho“, com o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP Eduardo Melani. O professor vai abordar questões relacionadas à prevenção de doenças oculares, além de divulgar e comentar novas descobertas científicas a respeito da saúde dos olhos.

No dia 21 de setembro, quinta-feira, também às 10 horas, será a vez da estreia de “Saúde Feminina”. Todas as quintas-feiras, o professor Alexandre Faisal, pesquisador científico da Faculdade de Medicina da USP, vai tratar de temas ligados à saúde da mulher, com base nas mais recentes pesquisas nessa área da medicina.

Finalmente, a partir do dia 22 de setembro, sempre às sextas-feiras, às 10 horas, a Rádio USP apresentará a coluna “Ciência e Esporte”. O professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP Paulo Roberto Santiago vai abordar temas relacionados às novas pesquisas e tecnologias aplicadas ao esporte.