Café, 1935, Cândido Portinari. Acervo do Museu Nacional de Belas Artes, RJ.

Os artistas brasileiros como Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Oswaldo Goeldi, entre outros, que iniciaram um novo tempo na arte brasileira, não se limitaram só ao Modernismo. Na verdade, estes mestres da pintura e gravura projetaram o País. Com as suas cores, formas e sonhos, abriram caminhos Brasil afora.

O seminário Exposições de Arte: dos anos 1930 às primeiras Bienais que começa nesta semana traz essa paisagem do reconhecimento internacional da arte brasileira com a participação de críticos brasileiros e do exterior. O evento é resultado das investigações e discussões realizadas no âmbito do grupo de pesquisa “Recepção Estética e Crítica de Arte”, coordenado pela professora Lisbeth Rebollo Gonçalves, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA- USP) e presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA). 

“Desde 2022, este grupo vem se dedicando a analisar mostras expositivas ocorridas entre as décadas de 1930 e 1950, nacionais e internacionais, cujos núcleos contemplaram obras de arte moderna brasileira”, explica Lisbeth. “Os participantes do grupo apresentarão ao público suas respectivas pesquisas sobre o tema, em webinar que contará, igualmente, com palestras de convidados.”

 Na abertura do evento, na próxima quarta-feira, dia 27, Hayle Gadelha, diplomata brasileiro do Ministério das Relações Exteriores, vai discorrer sobre a mostra Exhibition of Modern Brazilian Paintings, que ocorreu em Londres, em 1944. 

As apresentações serão em formato on-line, em duas partes. A primeira abre em setembro e continua em outubro de 2023. E a segunda parte, ainda em processo, continua em março e abril de 2024. 

 

Confira a programação: 

2023 – Parte 1 – Arte Moderna em Exposição – Anos 1930 e 1940

Setembro – Primeiras exposições internacionais de Arte Moderna


Sessão 1 – 27/09/2023 (quarta-feira) – 19h às 21h

Abertura: Profa. Dra. Lisbeth Rebollo Gonçalves.

Palestra de Hayle Gadelha Diplomacia cultural na linha de frente: a exposição de pinturas modernas brasileiras em Londres em 1944 e a política exterior na Segunda Guerra.

Mediação: Eduardo Rascov.

Sessão 2 – 29/09/2023 (sexta-feira) – 19h às 21h

O 2º Salão de Maio: de um evento à margem do sistema à primeira exposição internacional de arte moderna no Brasil – Astrid Façanha

Latin America Exhibition of Fine and Applied Arts no Riverside Museum, Nova York 1939-1940 – Danielle Nastari

Vinte artistas brasileiros nas relações diplomáticas Brasil – América Latina: exposições de arte como intercâmbio cultural e político (década de 1940) – Cris Ribeiro Marques

Mediação: Maria Carolina Boaventura

Outubro – Eixo Rio – São Paulo: exposições de Arte Moderna, 1930 – 1940

Sessão 3 – 25/10/2023 (quarta-feira) – 19h às 21h O Salão Lúcio Costa: a 38ª Exposição Geral de Belas Artes de 1931 – Carolina Barbosa de Melo

A 1ª Exposição da Família Artística Paulista: percursos, narrativas e repercussões da mostra de 1937 – Vitor Crubelatti

O 1º Salão Paulista de Belas Artes, as exposições da Família Artística Paulista e o Grupo Santa Helena: uma análise sobre concepções expositivas e trajetórias artísticas – João Carlos Teixeira e Maria Carolina Boaventura

Mediação: Andrea Ronqui

Sessão 4 – 27/10/2023 (sexta-feira) – 19h às 21h

Capítulo invisível do modernismo brasileiro: o despertar da segunda geração modernista através das paisagens adormecidas pela história –  Fábio do Vale 

Um salão moderno: arte, crítica e também censura no Brasil de Vargas – Alexandre Nepomuceno

As exposições do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo – Andrea Ronqui

 

INSCRIÇÕES: São gratuitas e podem ser feitas pelo link:

https://shre.ink/seminarioexposicoes