Projeto “Música para Respirar 24/7” volta para confortar enlutados

Nesta semana, músicos oferecem concertos virtuais personalizados para parentes de vítimas fatais da covid-19

 05/07/2021 - Publicado há 3 anos
Arte de Lívia Magalhães com imagens de divulgação

 

Assista no link abaixo ao vídeo Gracias a La Vida, produzido pela Sociedad Boliviana de Música de Cámara.

Desde esta segunda-feira, dia 5, até o próximo domingo, dia 11, familiares das mais de 520 mil vítimas fatais de covid-19 no Brasil podem solicitar um concerto virtual personalizado para músicos do projeto Música para Respirar 24/7. O projeto é uma iniciativa da Sociedad Boliviana de Música de Cámara – integrada pelo trompetista Bruno Luiz Lourensetto, formado pela USP -, que desde agosto do ano passado busca dar conforto a vítimas da doença e seus parentes através da música. Esta nova edição do projeto – a oitava – tem como tema Memórias Sonoras, com o objetivo de recuperar as lembranças das pessoas perdidas durante a pandemia.

+ Mais

Músicos dão concertos pessoais on-line para pacientes com covid-19

Qualquer pessoa que teve um parente morto pela covid-19 pode pedir um concerto. Para isso, basta enviar nome e número do Whatsapp por mensagem escrita à Sociedad Boliviana de Música de Cámara através do Facebook ou do Instagram. Em até 30 minutos, ela receberá a chamada de um dos músicos e musicistas da Sociedad, que interpretará uma música ao vivo por videochamada. As solicitações podem ser enviadas a qualquer hora, mesmo de madrugada – daí o nome do projeto, que se refere às 24 horas dos sete dias da semana. Os concertos são gratuitos. “Pedidos especiais de músicas ou canções favoritas da pessoa falecida serão tocados nesse grande memorial musical”, destaca um texto de divulgação do projeto.

No dia 2 passado, a Sociedad Boliviana de Música de Cámara divulgou um vídeo em que parte de seus músicos interpreta a canção Gracias a La Vida, da compositora chilena Violeta Parra (assista ao vídeo no link acima).

A equipe artística de Música para Respirar 24/7 representa diferentes organizações musicais, como o Teatro Municipal de São Paulo, Filarmônica Bachiana, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, Orquesta Sinfónica
Nacional de Bolivia, Orquesta Sinfónica Municipal de Copiapó e Portland Baroque Orchestra, entre
outras. O projeto tem colaboração do Memorial Inumeráveis e da Fundação Projeto Ser Humano, do Chile.

A próxima edição do Música para Respirar 24/7 está prevista para ser realizada entre os dias 6 e 12 de setembro.

Imagem: Divulgação

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.