Programa da Rádio USP destaca a obra instrumental de Tom Jobim

Programa “Olhar Brasileiro” apresenta o quarto e último episódio de série sobre o compositor

Ouça nos links abaixo o quarto e último episódio da série sobre Tom Jobim apresentada no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 26 de abril de 2020. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

O compositor carioca Tom Jobim (1927-1994) começou a aprender música tocando violão, mas, quando tinha 14 anos de idade, seu padrasto, Celso Frota Pessoa, o levou para estudar piano com o músico alemão naturalizado brasileiro Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005). Jobim também estudou flauta, harmonia, orquestração e composição.

A porção instrumental da obra do compositor – que tem origem nos ensinos de Koellreutter – foi o destaque do quarto e último episódio da série sobre Tom Jobim apresentada no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 26 de abril. O episódio que conclui a série exibiu obras de Jobim para piano, guitarra e violão, entre outros instrumentos.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, pela Rádio USP, também via internet (www.jornal.usp.br/radio). O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

 

Ouça no link abaixo o primeiro episódio da série sobre Tom Jobim apresentada no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 5 de abril de 2020.

Rádio USP transmite série sobre o compositor Tom Jobim

Ouça no link abaixo o segundo episódio da série sobre Tom Jobim apresentada no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 12 de abril de 2020.

Tom Jobim compôs “Águas de Março” inspirado no poeta Olavo Bilac

Ouça no link abaixo o terceiro episódio da série sobre Tom Jobim apresentada no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 19 de abril de 2020.

Rádio USP destaca carreira de Tom Jobim nos Estados Unidos

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.