Professores da USP dão dicas de cultura na quarentena

Livros, filmes e shows estão disponíveis on-line para ajudar a combater o isolamento forçado

13/04/2020 - Publicado há 4 anos
Em época de isolamento, uma boa opção é ficar em casa lendo, ouvindo e assistindo a grandes produções culturais – Foto: Phill Whizzman – Via Flickr

Além de ter de se acostumar à nova rotina em casa, saindo apenas para fazer o essencial, um dos maiores desafios da quarentena é manter-se entretido. Para você, que não quer deixar de descobrir coisas novas durante o isolamento, professores da USP oferecem a seguir dicas de livros, filmes e outras opções de cultura.

As professoras Yudith Rosenbaum, Marise Hansen e Tânia de Macedo – as três da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP – recomendam para o público obras de diferentes campos da literatura.

A professora Yudith sugere o que ela chama de “os três dos maiores livros de contos da literatura brasileira”: Laços de Família, de Clarice Lispector, Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, e Contos Novos, de Mário de Andrade. Ela indica também dois registros sobre a literatura brasileira, disponíveis no Youtube: as entrevistas com a escritora Clarice Lispector e com o escritor João Guimarães Rosa. Nelas, Clarice e Rosa discutem suas obras e a relação de seu textos com suas vidas.

Além desses livros e vídeos, a professora deixa ainda a recomendação de leitura de um texto importante para conhecer a história da psicanálise: uma entrevista de Sigmund Freud. Nela, o “pai da psicanálise” aborda não apenas seu trabalho, mas também seu ponto de vista sobre o valor da vida. A entrevista – originalmente publicada no livro Glimpses of the Great, de George Sylvester Viereck, em 1930 -, está disponível em português no blog do Instituto Paulista de Psicanálise.

A professora Marise Hansen lembra que várias editoras estão disponibilizando obras para download gratuito. É o caso da Penguin/Companhia das Letras, que oferece Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, e A Falência, de Júlia Lopes de Almeida, entre várias outras obras, para download gratuito até dia 21 de abril, na plataforma Amazon. Seguindo as páginas das editoras nas redes sociais, você fica antenado no conteúdo on-line disponibilizado por elas, avisa Marise.

Já a professora Tania de Macedo destaca que o show Caravanas, do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, está disponível, na íntegra, no YouTube.

Outra dica para enfrentar a quarentena é o blog Literatura Portuguesa Moderna em Curso, da professora Lilian Jacoto, também da FFLCH. Nele, é possível ler textos relacionados à literatura de Portugal durante o século 20. Um dos textos disponíveis é “A Revista Orpheu e as Vanguardas Portuguesas”, sobre a importância para a literatura de Portugal daquela publicação que, com apenas duas edições lançadas em 1915, introduziu o Modernismo no país, tendo entre seus colaboradores autores como Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada-Negreiros. “As vanguardas portuguesas segundo Fernando Pessoa” é outro post publicado no blog.

Filmes com robôs

Saindo da literatura, o professor Marcos Barretto, da Escola Politécnica, traz para quem gosta de cinema e ficção científica uma lista de dez filmes com robôs. O professor conta que essa lista é recomendada para os alunos do curso de Engenharia Mecatrônica da Poli. Segundo ele, representar os robôs nos filmes permite “expandir o ideal da mecatrônica como um campo multidisciplinar, com conexões diretas com a psicologia, a sociologia, a linguística e com tantos outros campos do conhecimento. E claro, com o futuro”.

Além de clássicos da ficção científica como Blade Runner (1982), O Exterminador do Futuro (1984) e Robocop (1987), o professor cita produções mais modernas, como a animação Wall-E (2008) e os dramas Ex Machina (2014) e Eu, Robô (2004). Também entram para a lista o drama AI: Inteligência Artificial (2001), O Homem Bicentenário (1999), Mulheres Perfeitas (2004) e também um dos filmes fundamentais do sci-fi, Metrópolis, de 1927, que Barretto descreve como “uma aula de história da arte, com influências cubistas, góticas e do Bauhaus”.