Professora da USP lança livro sobre alfabetização

Silvia Colello, da Faculdade de Educação da USP, faz live sobre a obra nesta quinta-feira, dia 29, às 14 horas

28/04/2021 - Publicado há 3 anos
A professora Silvia Colello, da Faculdade de Educação da USP – Foto: via Youtube

Alfabetização – O Quê, Por Quê e Como é o título do livro que a professora Silvia Gasparian Colello, da Faculdade de Educação da USP, vai lançar em live nesta quinta-feira, dia 29, às 14 horas. Gratuito e aberto ao público, o evento será transmitido através deste link.

O novo livro da professora Silvia Colello – Foto: Reprodução

Com 216 páginas, o livro é uma publicação da Summus Editorial. Nele, Silvia Colello aborda os problemas da educação brasileira responsáveis pelos baixos índices de letramento no País, apesar da universalização da escolarização. Esses problemas se referem à forma como se dá atualmente, em boa medida, o ensino da língua, concebida como um sistema único, estável e externo ao educando, que deve ser transmitido através de exercícios repetitivos e tarefas escolarizadas. “Enquanto não mudarem as concepções relacionadas com o ensino da língua, estaremos perpetuando práticas pedagógicas distantes da realidade de nossos alunos e dos apelos da sociedade moderna”, escreve Silvia na introdução do livro. “Mais do que a aquisição de uma tecnologia, a alfabetização, na sua conotação mais ampla, diz respeito à constituição do sujeito, do cidadão e da sociedade democrática.”

Alfabetização está dividido em três partes. Na primeira, Silvia reflete sobre o potencial transformador da língua escrita. Na segunda, aborda os mecanismos de ensino e aprendizagem. A terceira parte é dedicada às dificuldades da alfabetização, sob a perspectiva dos alunos. “No conjunto da obra, trata-se de uma abordagem multifacetada que busca, por diferentes vias, reconstituir o mosaico da alfabetização como objeto de estudo, de reflexão e de trabalho pedagógico.”

A live de lançamento do livro Alfabetização – O Quê, Por Quê e Como, de Silvia Colello, acontece nesta quinta-feira, dia 29, às 14 horas, neste link