Professora da USP faz “imersão audiovisual” com música telemática

Dueto com professor da Universidade da Califórnia será nesta sexta-feira, às 18 horas, ao vivo pela internet

24/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 25/02/2022 as 19:54
A flautista e professora da USP Cássia Carrascoza – Foto: Alexandre Nunis

Nesta sexta-feira, dia 25, às 18 horas, a professora Cássia Carrascoza, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, se apresentará no Festival Audioblast 10, evento internacional on-line de criação sonora e de arte radiofônica em rede, que inclui diferentes iniciativas audiovisuais, como música experimental, poesia sonora, música contemporânea e música eletrônica, entre outras. Flautista, Cássia fará um dueto com o professor Paulo C. Chagas, que é formado pela USP e atualmente leciona Composição na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Intitulada Imersão Audiovisual Telemática, a apresentação de Cássia e Chagas é gratuita e poderá ser vista através deste link. O vídeo continuará disponível após a exibição ao vivo.

Utilizando recursos da música eletrônica e de vídeo, a obra que Cássia e Chagas vão exibir no festival foi criada por eles em 2020 e apresenta música telemática – a música intermediada pela tecnologia – com um acento de música eletrônica e imersão audiovisual, de acordo com o site do evento. Trata-se de um concerto com peças que combinam vídeo 3D, som ambisônico (que não se limita ao plano horizontal, mas inclui fontes de som acima e abaixo do ouvinte), música eletrônica e performance de flauta em tempo real.

“É um concerto que extrapola o sentido de música telemática e se coloca num sistema audiovisual”, destaca Cássia, explicando a apresentação desta sexta-feira. Cássia é professora do Departamento de Música da FFCLRP, ocupa o cargo de vice-diretora da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e atua também como pesquisadora convidada da Universidade da Califórnia, onde faz pesquisas sobre música telemática sob a supervisão do professor Paulo Chagas.

“Nós começamos a desenvolver um tipo de estética da música telemática”, disse o professor Paulo Chagas no seminário de abertura do Festival Audioblast, nesta quinta-feira, dia 24. “Queremos criar uma sensação de presença. Quando você vai a um concerto, você imerge num mundo de sons e imagens. Quando você está on-line, há um tipo diferente de espaço, um espaço que você não está compartilhando, mas você está compartilhando algo. O quê? Essa é a sensação que nós estamos explorando, o que nós estamos procurando”, acrescentou Chagas, que define a música telemática como um tipo de música de câmara, em que os músicos tocam juntos, mas que é mediada pela tecnologia.

Imagem extraída do site do Festival Audioblast – Foto: Reprodução

Chagas é autor de mais de 160 composições de diferentes gêneros, desde obras orquestrais, música de câmara e peças para instrumentos solos até música coral, eletroacústica, multimídia e percussão. Formado em Composição pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, estudou na Hochschule für Musik und Tanz de Colônia, na Alemanha, e na Universidade de Liège, na Bélgica, onde em 2003 obteve o título de Ph.D. (doutorado) em Musicologia. Desde 2004 reside nos Estados Unidos.

O concerto Imersão Audiovisual Telemática, de Cássia Carrascoza e Paulo C. Chagas, será realizado nesta sexta-feira, dia 25, às 18 horas, dentro da programação da décima edição do Festival Audioblast, que acontece de quinta-feira, dia 24, até domingo, dia 27. O concerto é gratuito e pode ser assistido ao vivo através deste link. O vídeo continuará disponível após a exibição ao vivo.