Professora da USP fala sobre censura a livros durante a ditadura militar

Em evento no Sesc, Sandra Reimão vai apresentar sua pesquisa sobre a repressão do governo militar a obras da literatura brasileira

17/05/2016 - Publicado há 8 anos

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc recebe na quinta-feira, dia 19, a professora Sandra Reimão, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA), também da USP, para falar sobre seu livro Repressão e Resistência – Censura a livros na ditadura militar.

A professora apresenta parte dos resultados de sua pesquisa acerca da ação de censura da ditadura militar brasileira às obras de escritores brasileiros. Baseada em dados do Arquivo de Pareceres da Divisão de Censura e Diversões Públicas (DCDP), órgão do Ministério da Justiça responsável pela censura a livros e revistas a partir de 1970, ela analisou os casos de Feliz Ano Novo e O Cobrador, de Rubem Fonseca, Zero, de Ignácio de Loyola Brandão, Dez Histórias Imorais, de Aguinaldo Silva, Em Câmera Lenta, de Renato Tapajós, e o conto Mister Curitiba, de Dalton Trevisan.

O evento acontece das 19h às 21h e conta com 70 vagas, com recomendação etária a partir de 16 anos. As entradas custam R$ 15,00 (inteira), R$ 7,50 (aposentados, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência, estudantes e professores da rede pública) e R$ 4,50 (trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes). As inscrições devem ser feitas pelo site sescsp.org.br/cpf ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo, onde também é possível obter mais informações. No ato da inscrição, pode-se solicitar tradução em libras para a atividade, com no mínimo dois dias de antecedência.

O endereço é rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista, São Paulo.