Podcast mostra as relações entre Émile Zola e a pintura

Pesquisadora fala sobre facetas menos conhecidas do escritor francês, como sua amizade com Paul Cézanne

 03/08/2021 - Publicado há 4 meses
O escritor francês Émile Zola – Foto: Félix Nadar/Domínio público via Wikipedia

 

A relação entre o escritor francês Émile Zola (1840-1902) e a pintura é abordada pela pesquisadora Aline Magalhães no mais recente episódio da série de podcasts As Madalenas, que tem como tema a literatura francesa e é produzida por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde Aline faz doutorado.

Nele, a pesquisadora aborda facetas menos conhecidas de Zola, como suas atividades como pintor e fotógrafo e sua amizade com o pintor francês Paul Cézanne (1839-1906). “Zola tem tudo a ver com a pintura impressionista”, diz Aline no podcast.

Um dos maiores nomes da literatura francesa do século 19, Émile Zola é autor de romances naturalistas que descrevem com realismo e crítica a sociedade francesa da época, entre eles Germinal.

A série As Madalenas surgiu em maio do ano passado, como anunciou o Jornal da USP na ocasião.

Ouça no link abaixo o podcast Aline Magalhães Fala sobre Zola e a Pintura, da série As Madalenas.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.