Pinacoteca comemora aniversário de São Paulo com evento gratuito

A programação inclui atividades educativas, apresentações musicais, distribuição de ingressos, food trucks e mais

 21/01/2017 - Publicado há 7 anos
Por
Museu contará com atividades especiais nos dois prédios, relançamento de seu site e aplicativo e mais Foto: Marcos Santos/USP
Museu contará com atividades especiais nos dois prédios, relançamento de seu site e aplicativo e nova edição do takeover  – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Para comemorar os 463 anos da cidade de São Paulo, a Pinacoteca, museu da Secretaria de Estado da Cultura, terá programação especial para os visitantes em evento publico organizado no dia 25 de janeiro – feriado municipal -, no estacionamento do prédio da Luz. Nesse dia, o museu ficará aberto até às 19 horas, uma hora além do habitual e, além da entrada ser gratuita, haverá apresentações musicais, food trucks, atividades educativas e várias outras. Vale ressaltar que o prédio da Estação também não ficará de fora da celebração.

O museu também comemorará o aniversário da cidade com o relançamento de sua página na internet e de sua plataforma móvel – ambos reformulados de modo a tornar mais fácil a navegação tanto pelo site quanto pelo aplicativo – e com a realização de uma nova edição do takeover, iniciativa que entregará a conta do Instagram do museu para o artista plástico Nino Cais postar fotos e vídeos seus por um dia, a partir das 20h do dia 24. Confira a programação completa para o feriado:

Prédio da Luz

Joga Junto no Espaço NAE – das 11 às 15h30
Propiciando a interação em família ou em grupo e estimulando um olhar atento, curioso e divertido sobre as obras em exposição no museu, jogos ficarão à disposição dos visitantes com a mediação dos educadores no Espaço NAE – piso térreo da Pinacoteca Luz.

Apresentações musicais no estacionamento – das 13h30 às 19h
Grupos do Bom Retiro se apresentarão no estacionamento do museu.  Veja a programação:

13h30 – Salmunori (banda de percussão coreana)
14h30 – Bom Retiro e seus amigos (grupo de músicas tradicionais judaicas e ciganas)
16h – Grupo de música autóctone boliviana
17h30 – Samba do Bule
19 horas – Encerramento

Food trucks no estacionamento – dia todo
Pastel, churros, cachorro quente, sorvete, sucos e acarajé: tudo isso será vendido nos food trucks que estarão no local o dia todo.

Obra para ver de perto – dia todo
Os visitantes poderão conferir mais de perto a obra Carregadora de Perfume, de Vitor Brecheret, transferida para a entrada do prédio.

Prédio da Estação

Contação de história no Memorial da Resistência: “O edifício e suas memórias” – 11h
A história contará sobre o edifício sede do Memorial da Resistência e da Pina Estação, que foi ocupado pela Delegacia Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, e abordará o prédio no contexto da urbanização da São Paulo, da economia cafeeira, da importância do escritório de Ramos de Azevedo em São Paulo com a implantação desse prédio e de outros contemporâneos, além da ocupação pelo Deops/SP, polícia política do Brasil republicano.

Biblioteca Walter Wey aberta – das 10 às 13h e das 14 às 18h
Mesmo no feriado, quem gosta de uma boa leitura pode conferir alguns dos mais de 30.000 títulos especializados em artes visuais, com destaque para arte brasileira, num dos maiores centros de informação sobre artes visuais no Brasil.

Nos dois prédios (Estação e Luz)

Distribuição de Passaportes de Museus
Em ambos os prédios, serão distribuídos 500 “passaportes” que permitem entrar de graça em qualquer museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Para ganhar um exemplar, basta fazer um check-in na página do Museu no Facebook e apresentá-lo na bilheteria.

Endereços

Prédio da Luz: Praça da Luz, 02 – (11) 3324-1000
Nesse dia o estacionamento estará fechado para o funcionamento dos food trucks.

Prédio da Estação: Largo General Osório, 66 –  (11) 3335-4990


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.