Pianista austríaco se apresenta na Biblioteca Mindlin da USP

Philipp Scheucher executará peças de Stravinsky, Erfurt e Mussorgsky nesta quarta-feira, dia 10, às 12h30

 08/04/2019 - Publicado há 5 anos
Por
O pianista austríaco Philipp Scheucher, de 26 anos – Foto: Christian Jungwirth/Divulgação philippscheucher.com

.
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove no dia 10 de abril, quarta-feira, às 12h30, mais um concerto da Série Internacional de Música USP (SIM-USP). Na ocasião, o pianista austríaco Philipp Scheucher se apresenta em concerto solo na sala de música Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. A apresentação é gratuita e aberta ao público.

O jovem pianista austríaco, de apenas 26 anos, é premiado, desde a infância, em renomadas competições de piano, vencendo cinco vezes a competição austríaca Prima la Música e vários outros prêmios, entre eles o Münchner Klavierpodium, na Alemanha, o Zlatko Grgošević, em Zagreb, na Croácia, e o Concurso Ricard Viñes em Lleida, na Espanha. Mais recentemente, suas conquistas incluem o segundo prêmio no 13º Concurso Internacional de Piano Unisa, na África do Sul, e seis prêmios na Pianale Academy, na Alemanha, em 2017. No ano passado, foi um dos dez jovens pianistas emergentes a tocar na Honens International Piano Competition, no Canadá.

O pianista Philipp Scheucher se apresenta regularmente em grandes salas de concerto da Europa – Foto: Wikimedia Commons/CC

Philipp Scheucher se apresenta regularmente nas salas de concerto mais importantes da Europa, como a Musikverein de Viena, a Gewandhaus de Leipzig, a Herkules-Saal de Munique e o Konzerthaus de Berlin. No concerto na Biblioteca Mindlin, Scheucher executará a Suíte do Pássaro de Fogo (1910), de Igor Stravinsky, a Sonata Quasi Fantasia op. 15, de Z. Erfurt, e Quadros de uma Exposição (1874), de M. Mussorgsky.

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros. Os concertos são mensais e acontecem até o mês de novembro na sala Villa-Lobos da BBM. O programa traz músicas de compositores clássicos e conhecidos do público, como Stravinsky, Vivaldi, Bach, Camargo Guarnieri, Schumann, Ravel e Beethoven, entre outros.

A série é uma iniciativa da Escola de Comunicações e Artes (ECA), em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP. Conta com apoio do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música da ECA.

A Série Internacional de Música USP, com o pianista austríaco Philipp Scheucher, será realizada no dia 10 de abril, quarta-feira, às 12h30, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas no site da Série Internacional de Música USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.