Peça expõe as crises de um país tomado por fascistas

“Insetos”, do dramaturgo carioca Jô Bilac, fica em cartaz só nesta semana no Teatro Laboratório da USP

14/12/2022 - Publicado há 1 ano
Fotomontagem com imagens de Freepik e Divulgação/EAD

A partir desta quinta-feira, dia 15, a peça Insetos, do dramaturgo carioca Jô Bilac, será apresentada no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP por alunos da Escola de Arte Dramática (EAD), ligada à ECA. O enredo traz 12 quadros, em que diferentes insetos são os protagonistas. A obra é vista como uma crítica à sociedade brasileira, uma vez que, nela, as instituições governamentais são tomadas por fascistas, que assumem o poder. A peça fica em cartaz somente até este domingo, dia 18. A entrada é grátis.

Insecta, uma cidade fictícia, vive uma crise ocasionada pela morte da Cigarra. Ela é dominada pelo Louva-a-Deus e as abelhas desaparecem, tornando a sobrevivência de todos indeterminada. “O roteiro apresenta uma microrrealidade que faz uma analogia com o momento político, econômico e social que atravessamos”, afirma Bete Dorgam, diretora da peça.

A diretora Bete Dorgam – Foto: Reprodução

O roteiro de Jô Bilac foi escolhido “a partir do desejo de proporcionar a possibilidade de desenvolver jogos e uma relação lúdica com o universo proposto”, diz a diretora. “A escolha também ocorreu pela qualidade do texto e pela importância da obra de Jô Bilac.” Na versão original de 2018, feita pela Cia. Dos Atores, a apresentação, além das críticas políticas, fez alusão ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. As cenas não obedecem a uma ordem cronológica, não têm uma “costura” obrigatória, podendo ser encenadas na ordem que preferir, acrescenta Bete, citando descrição de Jô Bilac.

A encenação da peça no Teatro Laboratório da ECA é feita pela Turma 73, composta de alunos do segundo ano do Curso Técnico de Formação de Atores da Escola de Arte Dramática. “Iniciamos os preparativos em agosto”, explica Bete. Tanto o cenário quanto o figurino foram preparados pelos alunos. As músicas e coreografias estão sob a orientação das professoras Carmina Juarez e Ana Maria Miranda. Para a diretora da apresentação, trabalhar com os alunos da Turma 73 significa “uma troca” entre artistas. “Essa troca me instiga e me ensina a cada encontro.”

Bete destaca ainda que a peça traz críticas sociais numa perspectiva humorística, tornando os graves problemas brasileiros mais leves para o espectador. “O público pode esperar um encontro entre jovens artistas que trazem as questões que a peça propõe com profundidade e humor.”

A peça Insetos fica em cartaz de quinta-feira, dia 15, a sábado, dia 17, às 20 horas, e no domingo, às 19 horas, no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (Rua da Reitoria, 215, travessa da Avenida Professor Luciano Gualberto, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. É obrigatório o uso de máscara facial, como medida contra a covid-19.