Orquestra Sinfônica da USP se apresenta em Campos do Jordão

Músicos se apresentam em Campos e em São Paulo nos dias 19 e 21 de julho, durante o Festival de Inverno

Por - Editorias: Cultura
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail
Osusp será regida por Roberto Tibiriçá e terá Kristina Miller no piano – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realiza duas apresentações durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão. A primeira acontece dia 19 de julho na capital e a segunda no dia 21, em Campos do Jordão.

A Osusp executará o Concerto nº 1 para Piano em Mi menor, Op. 11, de Frédéric Chopin, e a Sinfonia nº 6 em Fá maior, Op. 68 – Pastoral, de Ludwig Van Beethoven. A regência é de Roberto Tibiriçá. Kristina Miller assume o piano.

De acordo com Tibiriçá, o Concerto nº 1 para Piano é “um dos mais belos e difíceis para este instrumento”. O regente afirma que, para que seja bem tocado, além de técnica refinada o solista precisa ser  “chopiniano”. “Quer dizer, um “especialista no tocar Chopin. As melodias têm que ser muito “cantadas” pelo pianista”, explica Tibiriçá.

Já a Sinfonia nº 6, popularizada no filme Fantasia, da Disney, é a única em que Beethoven descreveu seus movimentos, conta o regente. Nela, o compositor utiliza expressões como “cena à beira de um riacho”, “dança campestre” e “hino de ação de graças dos pastores, após a tempestade”. “É uma das mais belas entre as nove sinfonias de Beethoven”, diz Tibiriçá.

Orquestra se apresenta dia 19 em São Paulo e no dia 21 em Campos do Jordão. Repertório é composto de Chopin e Beethoven – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.Esta é a 48ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, que vai de 1º a 30 de julho. Segundo a diretora da Osusp, Lucia Carames Sartorelli, a orquestra se apresenta no festival desde 1976, tendo sido o conjunto residente em 2013.

De acordo com informações divulgadas pela organização, neste ano o evento conta com mais de 80 concertos, divididos entre os palcos de Campos do Jordão e São Paulo.

No dia 19, a apresentação da Osusp acontece às 20h30 na Sala São Paulo, com ingressos a R$ 25,00. No dia 21, a orquestra sobe ao palco do auditório Claudio Santoro, em Campos, também às 20h30. Os ingressos custam R$ 50,00.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados