Orquestra Sinfônica da USP exibe Schumann e obras brasileiras

Concerto gratuito acontece neste sábado, dia 6, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo

03/08/2022 - Publicado há 2 anos
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) em concerto no Anfiteatro Camargo Guarnieri – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Neste sábado, dia 6, às 16 horas, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) executa o primeiro de três concertos que ela realizará neste mês no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. As apresentações são abertas a toda a população, sem necessidade de vínculo com a USP. A reserva de parte dos 400 ingressos está disponível na plataforma Appticket. Outra parte será distribuída no dia dos eventos. A Osusp sugere ao público a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Os outros dois concertos do mês estão previstos para os dias 12 e 20.

O maestro Gil Jardim, diretor da Orquestra Sinfônica da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No concerto deste sábado, dia 6, a Osusp terá a regência de Ricardo Bologna, timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Na ocasião, a orquestra dará continuidade à série de concertos com obras de compositores brasileiros e composições do alemão Robert Schumann (1810-1856). Bologna, que também é professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, foi regente titular da Osusp entre 2012 e 2014.

Na abertura será apresentada Meu Brasil, composição do multi-instrumentista André Mehmari, que também estará no solo de piano. A obra traz em sua concepção uma reflexão sobre identidade cultural e tem como referências o choro, o frevo, a toada, a valsa de esquina e o baião. O compositor, que é formado em Música pela ECA, assina, entre seus recentes trabalhos, a trilha sonora de 3%, primeira série brasileira produzida pela Netflix.

Na sequência será apresentada a Sinfonia nº 2, Op. 61, em dó maior, de Schumann. Escrita em quatro movimentos, reflete o estado emocional e físico do compositor. Na época, ele lidava com a depressão e com problemas de saúde que impactaram sua audição, momento em que adotou uma nova forma de compor, mais mental, afastada de seu instrumento principal, o piano.

De acordo com o maestro Gil Jardim, diretor da Osusp, a música brasileira e as obras de grandes compositores da música clássica estarão em pauta nos três concertos da orquestra em agosto. “A ideia da programação do segundo semestre de 2022 é trazer uma ampla diversidade de manifestações musicais, aproveitando a oportunidade para desenvolvermos ciclos de obras que nos tragam informação e o prazer da escuta”, destaca Jardim.

Na mais recente apresentação da Osusp, em 8 de julho passado, com regência e solo de Alex Klein, o Anfiteatro Camargo Guarnieri ficou lotado. Gil Jardim, que assumiu a direção da orquestra em maio, projeta bons frutos para a Osusp nos próximos anos. “Talvez o ponto mais importante neste momento esteja sendo o estabelecimento de metas fortes para 2023, 2024 e 2025, e a implantação de uma nova dinâmica de trabalho para o grupo”, destaca.

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) Compositores Brasileiros e Ciclo Schumann será realizado neste sábado, dia 6, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo), grátis. Ingressos podem ser reservados através da plataforma Appticket. A Osusp sugere ao público a doação de 1 quilo de alimento não perecível.