Orquestra de Sopros conta com 13 instrumentistas e quatro estudantes de regência - Fotos: Divulgação/ECA

Orquestra de Sopros da USP realiza concerto on-line

Formado por estudantes de Música, grupo exibe obra de Richard Strauss nesta quinta-feira, às 20 horas, no Youtube

06/04/2021

Por Luiz Prado

Arte: Simone Gomes

Nesta quinta-feira, dia 8, às 20 horas, a Orquestra de Sopros do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP exibe seu primeiro concerto on-line. Com transmissão através de seu canal no Youtube, o grupo apresentará Romanza, peça da Suíte para Instrumentos de Sopro (Opus 4), do compositor alemão Richard Strauss (1864-1949).

A Orquestra de Sopros é formada por estudantes do Departamento de Música da ECA e faz parte das atividades obrigatórias dos dois primeiros anos da habilitação em instrumentos de sopro. Estudantes de regência também participam da orquestra, com a direção sob responsabilidade dos professores Alexandre Ficarelli, na parte dos instrumentos de sopro, e Gil Jardim, na regência.

Em tempos de pandemia, os 13 instrumentistas e os quatro estudantes de regência que integram a orquestra tiveram que continuar as atividades acadêmicas a distância. Foi dessa necessidade que surgiu a ideia de um concerto on-line.

De acordo com o professor Jardim, o trabalho foi realizado nos meses de fevereiro e março, período de reposição das aulas, por conta da pandemia. O formato adotado para o concerto, uma gravação em que cada instrumentista registrou sua parte em casa e um processo de pós-produção reuniu, editou e mixou tudo, se deve às limitações técnicas dos atuais serviços de conferências e transmissões on-line. A impossibilidade de atingir a sincronia em transmissões ao vivo é um entrave para a prática da música coletiva.

“Não existe hoje, ainda, uma plataforma que não tenha delays, atrasos”, explica Gil Jardim. “Em todas as plataformas de comunicação coletiva existe sempre um certo delay e isso, para a música, é proibitivo.”

Orquestra de Sopros da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP - Foto: Divulgação/ECA

Jardim, entretanto, não vê a experiência do concerto on-line ausente de pontos positivos. “Todas as orquestras ficaram em stand by. Para fazer música on-line foi preciso, necessariamente, nesse tempo de pandemia, esse tipo de procedimento. Os regentes e os instrumentistas têm aprendido um novo braço das possibilidades de trabalho”, destaca o professor, referindo-se aos processos de gravação e edição, que chama de “vivência on-line da música”.

Apesar da direção geral de Jardim e Ficarelli, o docente ressalta que toda a condução do projeto ficou a cargo dos estudantes de regência, com Giovanna Elias atuando como coordenadora. “Eu achei o projeto muito emocionante”, conta Giovanna. “Desde a idealização, o projeto foi muito musical. Apesar de estarmos distanciados, somente nos comunicando por computador e por celular, foi um projeto em que eu realmente me senti mais próxima das pessoas, realmente fizemos música juntos.”

Conforme explica a estudante, a preparação e a execução do concerto foram totalmente on-line, com cada instrumentista gravando sua parte na própria casa. “É uma dinâmica bem interessante”, comenta. “Todos recebem a mesma guia, com um pulso rítmico para as pessoas poderem acompanhar, com a referência de outros instrumentos. A pessoa grava a sua parte original, escrita pelo compositor, enquanto ouve essa guia. Ela tenta tocar junto e depois isso vai para um projeto de pós-produção, com a edição do vídeo e a sincronização dos instrumentos, dos naipes, solo, figura e fundo.”

Giovanna explica que entre as atribuições do grupo composto pelos quatro regentes, além da condução dos ensaios, estavam também atividades de pré e pós-produção. Coube aos estudantes organizar cronogramas, definir o repertório, fazer adaptações para os instrumentos, ouvir os trechos gravados, sugerir alterações e fazer a edição de áudio e a mixagem.

“Temos que tomar decisões, como pedir para a pessoa regravar, e mesmo regravando é diferente, ainda mais com instrumentos de sopro”, explica a estudante. “O lugar que você posiciona o celular, a reverberação da sala, sua distância em relação ao celular, tudo isso já muda muito.”

Além de Giovanna, que cuidou da adaptação e reorquestração da peça, participaram da regência Ásafe Soler e Cesar Madeira, responsáveis pela edição de áudio e mixagem, e Mariah Britto, que produziu as guias ao lado de Giovanna. A edição do vídeo é de Juan Sotomayor.

O grupo de instrumentistas é composto de Christian Lavorenti e Laura Heldt Tranche nas flautas, Patrick Sugahara e Gustavo Takeshi nos oboés, Wallace Cavallari e Rafael Martins nos clarinetes, Gabriela Matsas, Moisés Lessa e Nitai Riello nos fagotes, Weslley Moura no contrafagote, Juliana Silva e Jessé Gomes nos trompetes e Danilo de Oliveira e Jonathas David nas trompas.

“Em um ensaio presencial você tem que lidar com a orquestra, o jeito como os músicos vêm preparados, lidar com a sala, fazer a orquestra se ouvir, criar uma comunicação musical entre eles, entre o regente e entre o público. E, no formato on-line, as pessoas já chegam prontas, já gravaram. Você está lidando no presente com algo do passado que vai se transformar em algo do futuro”, reflete Giovanna.

Foto: ECA

O concerto da Orquestra de Sopros da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP será realizado nesta quinta-feira, dia 8, às 20 horas, no canal da orquestra no Youtube. Grátis. Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.