Orquestra de Câmara da USP faz dois concertos neste fim de semana

Conjunto se apresenta nesta sexta-feira, às 20 horas, na Cidade Universitária, e no domingo, às 11 horas, no Museu de Arte de São Paulo

25/05/2022 - Publicado há 2 anos
A Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – Foto: Marcelo Macauê

Neste fim de semana, a Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP faz dois concertos em São Paulo. O primeiro acontece nesta sexta-feira, dia 27, às 20 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária. O outro concerto será no domingo, dia 29, às 11 horas, no Grande Auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp). O ingresso na Cidade Universitária é 1 quilo de alimento não perecível. No Masp, custa R$ 30,00 (inteira).

O repertório a ser executado nos dois concertos reúne composições ligadas ao classicismo e à modernidade: as Bachianas Brasileiras nº 9, de Heitor Villa-Lobos, as Danses Concertantes, de Igor Stravinsky, a Sinfonia nº 1 em Mi bemol Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart, e o Concertino para Piano e Orquestra de Câmara, de Camargo Guarnieri. Com regência de André Bachur, regente adjunto da Ocam, as apresentações terão como solista convidado o pianista paulista Cristian Budu.

A música que abrirá os concertos, as Bachianas Brasileiras nº 9, é uma obra que Villa-Lobos escreveu em 1945 para orquestra de cordas, sob inspiração da escrita contrapontística do compositor alemão Johann Sebastian Bach, como informa a assessoria de imprensa da Ocam, em texto divulgado para a imprensa. Nela, Villa mistura a linguagem clássica de Bach com melodias e sonoridades brasileiras, numa forma típica do Barroco, o prelúdio e a fuga.

As Danses Concertantes foram escritas entre 1940 e 1942 nos Estados Unidos, onde Stravinsky viveu após fugir da guerra na Europa. A obra representa o estilo neoclássico do compositor russo, mostrando uma relação muito próxima com a dança, embora escrita para ser apresentada em concerto.

Pouco executada, a peça de Mozart a ser exibida, a Sinfonia nº 1 em Mi bemol Maior, foi escrita pelo compositor austríaco aos 8 anos de idade, provavelmente. “A obra nos mostra as primeiras incursões do músico prodígio pelo universo sinfônico, trazendo uma teia musical transparente e equilibrada com energia e humor”, destaca o texto da assessoria de imprensa.

O pianista Cristian Budu – Foto: divulgação

Já o Concertino para Piano e Orquestra de Câmara, de Camargo Guarnieri – um dos fundadores do Departamento de Música da ECA -, é uma obra para piano e orquestra de câmara escrita em 1961. Exemplo da visão nacionalista do compositor, traz uma uma atmosfera alegre, que intercala momentos ora rítmicos, ora chorados, até momentos mais densos e complexos.

Na execução da obra de Camargo Guarnieri, a Ocam terá o acompanhamento de Cristian Budu. “Tido pela revista inglesa Gramophone como um dos melhores intérpretes de Chopin e Beethoven na atualidade e vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil – uma das mais importantes premiações do universo do piano clássico internacional -, Cristian Budu é um dos pianistas mais destacados de sua geração. Suas interpretações vêm conquistando público e crítica pelo mundo com sua profundidade e originalidade, além da excelência musical.”

Os concertos da Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP acontecem nesta sexta-feira, dia 27, às 20 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo), com ingresso solidário (1 quilo de alimento não perecível), e no domingo, às 11 horas, no Grande Auditório do Museu de Arte de São Paulo (Avenida Paulista, 1.578, Bela Vista, em São Paulo), com ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), à venda no site do Masp.