Órgão de tubos da USP estreia seus sons nesta sexta-feira

Adquirido em 2013, instrumento será inaugurado no dia 22, às 20 horas, na Catedral Evangélica de São Paulo

20/03/2019 - Publicado há 5 anos
O órgão de tubos da USP, instalado na Catedral Evangélica de São Paulo – Foto Marcos Santos / USP Imagens

Nesta sexta-feira, 22 de março, às 20 horas, ocorre a inauguração do órgão de tubos da USP na Catedral Evangélica de São Paulo. Na celebração, fechada a convidados, serão executados a Tocata e Fuga em Ré Menor, de Johann Sebastian Bach, trechos de O Messias, de George Friedrich Händel, e a Sinfonia nº 3, de Camille Saint-Saëns.

Construído pela empresa alemã Gerhard Grenzing, o órgão possui 3.400 tubos de metal, 175 tubos de madeira e 11 foles – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A interpretação dessas obras estará a cargo da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), regidos por Valentina Peleggi. Ao órgão, o solista será o professor José Luis de Aquino, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A instalação do órgão na catedral é o resultado de um convênio, firmado em setembro de 2017, entre as duas instituições e a Fundação Mary Harriet Speers, que trouxe investimento financeiro à iniciativa. A cessão do instrumento inclui sua montagem, instalação, utilização e manutenção. A parceria garante à ECA liberdade para utilizar o órgão no desenvolvimento de atividades acadêmicas com estudantes e docentes do Departamento de Música e, por seu intermédio, com alunos e professores de outras universidades e escolas de música do Estado. Estão também no horizonte projetos sociais e culturais tutelados pela fundação.

Instrumento tem 3.400 tubos de metal

Construído pela empresa alemã Gerhard Grenzing, o órgão comprado em 2013 pela USP – ao preço de cerca de U$ 3 milhões – possui cinco corpos, 3.400 tubos de metal, 175 tubos de madeira, 11 foles, quatro teclados elétricos com 58 notas e 32 notas de pedais. É o primeiro instrumento da fabricante no Brasil, que já tem seus trabalhos distribuídos por países como Bélgica, Espanha, França e Japão.

Comprado pela USP em 2013, o órgão de tubos ficou guardado em caixas, durante cerca de cinco anos, no Prédio da Administração Central da Universidade, na Cidade Universitária – Foto Marcos Santos / Jornal da USP

Naquele tempo, planejava-se instalá-lo no Centro de Convenções da Cidade Universitária, então em construção. Sobreveio, contudo, a restrição orçamentária da USP, que congelou contratações e suspendeu obras, interrompendo a construção do centro. Com suas proporções enormes, o órgão não pôde ser abrigado apropriadamente em nenhum lugar da Universidade. Suas peças foram então guardadas em caixas numa sala do Prédio da Administração Central da USP, na Cidade Universitária.

A primeira tentativa para montar o instrumento veio em 2015. Em 8 de dezembro daquele ano, o Conselho Universitário aprovou um convênio entre a USP e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo para a cessão do órgão à Catedral Metropolitana de São Paulo, na Praça da Sé. Questões técnicas, contudo, inviabilizaram a instalação. Em 4 de julho de 2017, surgiu a segunda e bem-sucedida tentativa, com o Conselho aprovando o acordo com a Catedral Evangélica de São Paulo, que se concretiza agora.

O órgão de tubos da USP é o primeiro instrumento da empresa Gerhard Grenzing no Brasil – Foto Marcos Santos / USP Imagens

A Catedral Evangélica já possui um órgão da marca Austin, de 1911. Ele não foi retirado do templo, e o órgão da USP passa a fazer par com o instrumento mais velho, na parede lateral da nave.

Exclusivo para convidados, o concerto do dia 22 terá uma segunda edição, com repertório idêntico, no sábado, dia 23, às 20 horas. Essa apresentação no sábado dará início ao Festival de Inauguração do Órgão de Tubos da USP. O evento inclui uma série de apresentações gratuitas, abertas ao público, de março a junho deste ano. A catedral está localizada na Rua Nestor Pestana, 136, no Bairro da Consolação, em São Paulo.

Confira abaixo a programação completa do Festival de Inauguração do Órgão de Tubos da USP na Catedral Evangélica de São Paulo.