Não muito frequentes, duetos femininos encantam ouvinte da MPB

Programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP, apresenta músicas gravadas por duplas de cantoras

 19/01/2021 - Publicado há 3 anos

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 17 de janeiro de 2021, que apresentou músicas gravadas por duplas femininas.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

“O registro de duetos femininos é menos frequente na música popular brasileira em relação àqueles que envolvem um cantor e uma cantora. Contudo, é inegável que a emoção transmitida por duas cantoras, através de suas respectivas vozes, encanta o ouvinte, principalmente pela fusão de ambos os timbres, quer sejam eles semelhantes, quer diferenciados.”

Dessa forma o pesquisador Omar Jubran justificou o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), produzido e apresentado por ele, que exibiu músicas cantadas por duetos femininos. O programa foi transmitido no dia 17 passado.

As irmãs Cármen e Aurora Miranda cantam a música Cantoras do Rádio, no filme Alô, Alô, Carnaval, de 1936 – Foto: Acervo Cinédia/Domínio público via Wikimedia Commons

Cármen Miranda e sua irmã Aurora abriram o programa entoando Cantores do Rádio, de João de Barro, Alberto Ribeiro e Lamartine Babo, numa gravação de 1936. Elas foram seguidas pelas duplas Ná Ozzetti e Virgínia Rosa, Elis Regina e Claudete Soares e Célia e Zélia Duncan.

Beth Carvalho e Nana Caymmi, Maria Bethania e Gal Costa e Wanda Sá e Célia Vaz foram outros duetos femininos exibidos em Olhar Brasileiro. O programa mostrou ainda as duplas Luli e Lucina, Célia e Selma, Elba Ramalho e Marieta Severo, Olívia Hime e Olivia Byington e Cida Moreira e Alaíde Costa.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.