Não muito frequentes, duetos femininos encantam ouvinte da MPB

Programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP, apresenta músicas gravadas por duplas de cantoras

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 17 de janeiro de 2021, que apresentou músicas gravadas por duplas femininas.

“O registro de duetos femininos é menos frequente na música popular brasileira em relação àqueles que envolvem um cantor e uma cantora. Contudo, é inegável que a emoção transmitida por duas cantoras, através de suas respectivas vozes, encanta o ouvinte, principalmente pela fusão de ambos os timbres, quer sejam eles semelhantes, quer diferenciados.”

Dessa forma o pesquisador Omar Jubran justificou o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), produzido e apresentado por ele, que exibiu músicas cantadas por duetos femininos. O programa foi transmitido no dia 17 passado.

As irmãs Cármen e Aurora Miranda cantam a música Cantoras do Rádio, no filme Alô, Alô, Carnaval, de 1936 – Foto: Acervo Cinédia/Domínio público via Wikimedia Commons

Cármen Miranda e sua irmã Aurora abriram o programa entoando Cantores do Rádio, de João de Barro, Alberto Ribeiro e Lamartine Babo, numa gravação de 1936. Elas foram seguidas pelas duplas Ná Ozzetti e Virgínia Rosa, Elis Regina e Claudete Soares e Célia e Zélia Duncan.

Beth Carvalho e Nana Caymmi, Maria Bethania e Gal Costa e Wanda Sá e Célia Vaz foram outros duetos femininos exibidos em Olhar Brasileiro. O programa mostrou ainda as duplas Luli e Lucina, Célia e Selma, Elba Ramalho e Marieta Severo, Olívia Hime e Olivia Byington e Cida Moreira e Alaíde Costa.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.