Obra de José de Souza Martins é tema de evento em São Paulo

Sociólogo fala sobre o livro “A Sociologia Enraizada de José de Souza Martins” em evento nesta quinta-feira, dia 7

 05/02/2019 - Publicado há 5 anos
O sociólogo e professor da USP José de Souza Martins – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A obra do sociólogo José de Souza Martins – professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e um dos maiores cientistas sociais do Brasil na atualidade – será tema de debate nesta semana em São Paulo. Na quinta-feira, dia 7, às 19 horas, no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc, Martins e a socióloga Fraya Frehse, também professora da FFLCH, vão falar sobre o processo de criação do livro A Sociologia Enraizada de José de Souza Martins, organizado por Fraya e lançado no final do ano passado pela Editora Com-Arte, conforme divulgado na época pelo Jornal da USP (leia matéria neste link).

No evento – intitulado Apresentando A Sociologia Enraizada de José de Souza Martins -, Martins e Fraya vão mostrar como surgiu a ideia do livro e discutir o conteúdo da publicação, que traz 15 ensaios, de diferentes autores, sobre vários aspectos do pensamento do sociólogo, além de um poema, uma trilha sonora e fotografias relacionadas à sua obra. A orelha do livro é assinada pelo sociólogo, professor da USP e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. O objetivo dos organizadores do encontro é contribuir para a história das ciências sociais no Brasil.

O livro sobre a obra de Martins, que será debatido nesta quinta-feira, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc – Foto: Reprodução

“O evento permitirá conhecer melhor os bastidores e o conteúdo dessa publicação”, destaca nota divulgada pelo Sesc sobre o evento. “Por meio desse conjunto variado de textos e imagens, especialistas brasileiros e europeus em sociologia, antropologia, história, fotografia, literatura e música buscam desvendar um modo único de pensar a vida social, que se destaca por valorizar as raízes do humano expressas em detalhes aparentemente menores do dia a dia de homens, mulheres e crianças no campo, na cidade e na fronteira, no centro e no subúrbio, na casa e na rua, na vigília e nos sonhos vividos no Brasil do passado e do presente, em busca de futuro.”

A Com-Arte, que lançou o livro, é a editora-laboratório do curso de Editoração do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O evento Apresentando A Sociologia Enraizada de José de Souza Martins acontece nesta quinta-feira, dia 7, às 19 horas, no Centro de Formação e Pesquisa (CFP) do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista, em São Paulo, telefone 11 3254-5600). Entrada grátis. Inscrições devem ser feitas no site sescsp.org.br/cpf


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.