Novo programa da Rádio USP debate viagens de intercâmbio

“Conexão Brasil” incentiva ouvintes a conhecer outros países através de relato de quem já fez intercâmbio

14/08/2019 - Publicado há 5 anos
Da esquerda para a direita: Natassia Cabrie (intercambista francesa), Vinícius Bernardes (idealizador e apresentador), Alexandre Amaral (apresentador) e Djalma Ferreira (técnico) – Foto: Divulgação / Conexão Brasil / Rádio USP

O sonho de viajar para fora do país e conhecer outros lugares é compartilhado por muitos jovens ao redor do mundo. No Brasil, o número de estudantes que embarcaram para fazer intercâmbio subiu de 302 mil, em 2017, para 365 mil no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta). No entanto, a burocracia e a falta de clareza das informações sobre o assunto ainda espantam grande parte dos interessados.

Pensando nisso, dois alunos do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Vinícius Bernardes e Alexandre Amaral, criaram o Conexão Brasil, novo programa da Rádio USP (93,7 MHz), que vai ao ar sempre às quintas-feiras, às 18h05. Com a participação de um convidado diferente a cada semana, eles trocam experiências e discutem questões que envolvem as viagens de intercâmbio.

“A ideia surgiu durante a Copa do Mundo de futebol de 2018, que aconteceu na Rússia. Eu trabalhava na Band News FM e o contato quase diário com os repórteres que estavam lá me fez pensar em um meio de incentivar as pessoas a se aventurarem pelo mundo a partir do relato de quem já viajou”, conta Bernardes, idealizador e editor responsável pelo programa.

Bernardes também é um dos apresentadores, ao lado de Alexandre Amaral, que abraçou a ideia desde o início. Para Amaral, essa é uma ótima oportunidade de abordar o tema das viagens de intercâmbio, assunto com que tem bastante proximidade, já que ele próprio teve essa experiência recentemente. O programa também permite questionar outros assuntos importantes na área. “Acho que a USP poderia se internacionalizar mais”, exemplifica Amaral.

Ainda segundo Bernardes, o programa vai sofrer algumas adaptações no próximo ano, mas ele continuará com a duração de 30 minutos e a divisão em alguns quadros. Um deles conta com a participação de Thaíse Desirree, que tira as principais dúvidas sobre o processo de intercâmbio e dá as informações técnicas de modo mais acessível e convidativo. Thaise é assistente da Comissão de Relações Internacionais da ECA.

Formada em Letras, com habilitação em francês, a própria Thaíse já esteve no papel de entrevistada no Conexão Brasil. Ela fez seis meses de  intercâmbio na Universidade de Lyon II, na França, em 2013. “Na época eu já trabalhava na comissão, conheci a Bolsa de Mérito Acadêmico e me candidatei.” Sobre a viagem, ela diz que “a experiência toda mexeu muito comigo, tanto na minha vida acadêmica quanto na profissional e na pessoal. Voltei de lá entendendo muito melhor algumas coisas e com outra visão em relação à recepção dos estrangeiros no Brasil.”

A estudante francesa Natassia Cabrie também já ofereceu seu relato ao Conexão Brasil. Estudante de Artes Cênicas, ela recorda com saudade o período em que ficou no Brasil, entre julho de 2018 e junho de 2019. “Foi uma experiência muito enriquecedora. É uma cultura totalmente diferente e acho que consegui aproveitar bastante o tempo que fiquei aí”, afirma Natassia, que, da França, conversou com o Jornal da USP através de uma rede social. “Só de conseguir conversar com você assim, em português, eu já tenho muito orgulho.”

Natassia conta que adorou participar do programa da Rádio USP. Para ela, relembrar os momentos que viveu no Brasil foi uma ótima conclusão de sua experiência no País. E completa, com encantamento: “Eu adoraria poder fazer algum projeto na minha área que envolvesse a cultura desses dois países”.

Além dos citados, participam do projeto o pesquisador Alexandre Barbosa, do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Comunicação e Cultura (Celacc) da USP, e as jornalistas Laís Ribeiro e Bianca Kirklewski, que também cursam Jornalismo na ECA. O programa é editado em parceria com João Carlos Megale e a operação de áudio é do técnico Djalma Ferreira.

Segundo Bernardes, o retorno dos ouvintes tem sido bastante positivo. Vários intercambistas têm se oferecido para contar suas histórias, além de outras pessoas que entram em contato apenas para agradecer. Ele e Alexandre Amaral se animam ao saber que estão ajudando as pessoas interessadas em intercâmbio e, por isso, pensam em formas de tornar o contato com o público mais direto. Lançaram agora uma página do programa no Facebook e no Instagram. Para acessar, basta pesquisar @conexaobrasil.radiousp.

O programa Conexão Brasil, apresentado por Vinícius Bernardes e Alexandre Amaral, vai ao ar às quintas-feiras, às 18h05, pela Rádio USP (93,7 MHz). A rádio pode ser ouvida via internet pelo endereço www.jornal.usp.br/radio.