Novo “Jornal da USP” é tema em congresso na Espanha

Transição da edição em papel para a versão digital completa um ano com 1,1 milhão de visualizações de página por mês

Por - Editorias: Cultura
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Jornal da USP
.
Efetivada há pouco mais de um ano, a transição do Jornal da USP de sua edição semanal em papel para a versão diária digital se tornou tema acadêmico. Escrito pelo jornalista e doutor em comunicação Marcello Rollemberg – que trabalha no JUSP há mais de 20 anos – e pela professora e pesquisadora Carla de Araujo Risso, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o artigo Jornal da USP: La Transformación desde papel hacia la pantalla  (Jornal da USP: a transformação do papel para a tela) foi apresentado durante o VI Congreso Internacional de Investigadores Audiovisuales, que aconteceu na Universidad Camilo José Cela, em Madri, Espanha, entre os dias 27 e 28 de abril.

O artigo chamou a atenção dos pesquisadores participantes do congresso espanhol justamente pelo que essa transição tem de inovadora e inédita – afinal, tem sido comum ver isso acontecer na chamada grande imprensa – tanto no Brasil quanto no exterior –, mas não no âmbito universitário, em qualquer latitude, e com tamanho alcance. Também por isso, os números foram impactantes: dos 10 mil exemplares semanais na sua versão impressa, o Jornal da USP tem hoje mais de 1,1 milhão de visualizações de página por mês.

Experiência digital

Lançado em maio de 2016, o site Jornal da USP trouxe para o meio digital uma experiência de 32 anos da publicação que, até então, era impressa. O Jornal da USP é produzido pela Superintendência de Comunicação Social da USP com o apoio das áreas de comunicação das unidades, institutos, museus e prefeituras dos campi de toda a Universidade.

As informações publicadas no Jornal são dividas em cinco grandes áreas: Ciências, traz a produção científica – em todas as áreas do conhecimento – realizada pela USP, e seus desdobramentos; Cultura, aborda a produção cultural e artística na Universidade; Atualidades, traz especialistas da USP para esclarecer, dar seu ponto de vista, e mesmo explicar questões em debate na sociedade; Universidade, assuntos sobre o cotidiano universitário que engloba desde o vestibular a projetos de atendimento à comunidade; e Institucional, divulgação de portarias, decisões e determinações da Reitoria, entre outros temas da política da USP.

O site também possui uma seção chamada Acontece na USP que mostra ao público os eventos relacionados à Universidade ou sediados nela, como cursos, exibições de filmes, peças, palestras e colóquios. Há ainda uma página com todas as reportagens especiais realizadas pela equipe jornalística e a seção de Artigos com textos de pesquisadores, professores e alunos da USP.

As notícias em vídeo produzidas pelo Jornal da USP estão na seção TV USP. Já o conteúdo em áudio está disponível na área Rádio USP. O site disponibiliza ainda o serviço gratuito de Radioagência USP, no qual é possível fazer o download de programas da Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto para serem reproduzidos comercial e não comercialmente, desde que citada a fonte. O público ainda pode ouvir ao vivo as duas programações pelo site.

Para ter acesso a todo esse conteúdo, é só escolher a plataforma: o Jornal da USP está disponível em aplicativo, nas redes sociais Facebook, TwitterYouTube e LinkedIn, ou ainda por e-mail através da assinatura gratuita de uma newsletter enviada de segunda a sexta-feira.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados