Nova revista mostra as atividades de cultura e extensão da USP

Trimestral e digital, “USP Integração” aproxima ainda mais a sociedade dos serviços oferecidos pela Universidade

26/07/2019 - Publicado há 5 anos

Ouça no link acima a entrevista da pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária, professora Margarida Maria Krohling Kunsch, sobre a revista USP Integração, concedida a Bruna Diseró, da Rádio USP (93,7 MHz), e transmitida no dia 26 de julho de 2019.

Montagem para divulgação da revista USP Integração, que é disponibilizada gratuitamente via internet – Foto: Divulgação/PRCEU
Já está disponível para leitura a USP Integração, a nova publicação trimestral da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. O periódico é todo voltado para a cobertura de atividades e serviços que envolvem a área de cultura e que são oferecidos para a sociedade. A revista se define como um meio de democratizar as experiências promovidas e implantadas na área, sendo uma espécie de prestação de contas da Universidade, que é pública, para a população. A revista é digital e está disponível para download em formato PDF.

A estrutura da revista é formada por sete seções. Na primeira edição, lançada no último mês de junho, por exemplo, a seção “Reportagem de Capa” coloca em foco o órgão de tubos da USP, inaugurado em março passado na Catedral Evangélica de São Paulo. Já as páginas de “Entrevista” trazem conversa com algum personagem responsável por realizar atividades na área de cultura e extensão, que, nesta primeira edição, é a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado. “Reportagem” retrata de forma aprofundada projetos e ações desenvolvidos pela USP. Também há espaço para relatos pessoais de participantes de projetos em “Experiências”.

Na seção “Ensaio Fotográfico”, o Centro de Preservação Cultural Casa de Dona Yayá da USP é mostrado como um dos lugares vinculados à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP que podem ser visitados pelos leitores. “Perfil” destaca a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e “O que é…” traz explicações sobre curiosidades culturais até então pouco conhecidas.

A capa da primeira edição de USP Integração, disponível na forma digital- Foto: Divulgação/PRCEU

A direção editorial da USP Integração é da professora Margarida Maria Krohling Kunsch, pró-reitora adjunta da PRCEU e docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.  No editorial da edição de estreia, ela busca reforçar os principais objetivos da publicação. “Espera-se abrir um espaço institucional e democrático como agente catalisador que valorize e ajude a incrementar experiências e ações de cultura e extensão consolidadas e a fomentar a criação de ações inovadoras , sempre com foco na integração com a sociedade”, escreve a professora.

Em entrevista à Rádio USP (93,7 MHz), a pró-reitora adjunta destacou o processo que levou à criação do periódico. “A nossa ideia foi pensar um projeto em que a revista tivesse uma identidade bem própria, com características de divulgação das atividades de cultura e extensão da Universidade”, disse a professora (ouça no link acima a entrevista da professora Margarida Maria Krohling Kunsch à Rádio USP).

A próxima edição da revista está prevista para ser lançada no mês de setembro. Margarida adianta que, nela, a “Reportagem de Capa” trará matéria sobre um projeto do Instituto de Psicologia da USP voltado para comunidades indígenas e a seção “Perfil” abordará o Engenho dos Erasmos, centro histórico ligado à Pró-Reitoria, localizado em Santos. Sugestões de trabalhos feitos por unidades que vão ao encontro das propostas de cultura e extensão podem ser encaminhadas para a Comunicação da PRCEU através do e-mail procin@usp.br.

A revista USP Integração, número 1, publicada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, está disponível gratuitamente neste link.