Nova mostra do Cinema da USP traz debate sobre “fake news”

Até 19 de outubro, mostra “Acredite se Quiser!” vai revelar o jogo de interesses por trás das notícias

17/09/2018 - Publicado há 6 anos

Ouça no link acima entrevista com Henrique Casemiro, um dos curadores da mostra Acredita se Quiser!, do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), transmitida no dia 14 de setembro no programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz).

Cartaz de divulgação da nova mostra do Cinusp – Foto: Divulgação / Cinusp

.
Desta segunda-feira, dia 17, até 19 de outubro, o Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) apresenta a mostra
Acredite se Quiser!. Serão exibidos 20 filmes que abordam diversas formas de manipulação da informação, mostrando suas causas, consequências e o papel das mídias. As sessões acontecem às 16 e às 19 horas, de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita.

Muito Além de Cidadão Kane (Reino Unido, 1993, direção de Simon Hartog) abre a mostra, nesta segunda-feira, dia 17, com reapresentação no dia 28, às 19 horas, e no dia 2 de outubro, às 16 horas. O filme é um documentário que demonstra como a construção de imagens de políticos é feita pela mídia e sua influência direta nas eleições. Trata-se da mesma temática do filme Arquitetos do Poder (Brasil, 2010, direção de Alessandra Aldé e Vicente Ferraz), que será apresentado no dia 19, quarta-feira, às 19 horas, em sessão que contará com debate com o professor Renato Levi, do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e também nos dias 5 e 9 de outubro, às 16 horas.

Outros documentários icônicos compõem a temporada, como Fahrenheit – 11 de Setembro (Estados Unidos, 2004, direção de Michael Moore). Fahrenheit é polêmico por supor que o atentado de 11 de setembro de 2001, em Nova York, foi uma conspiração do então presidente George Bush. A Revolução Não Será Televisionada (Irlanda, 2003, direção de Kim Bartley e Donnacha O’Briain) é conhecido como um clássico e mostra a tomada de poder de Hugo Chávez na Venezuela e as críticas midiáticas do período. Inédito no Brasil, o documentário Our new President (Estados Unidos/Rússia, 2018, direção de Maxim Pozdorovkin) também faz parte da mostra. O filme mostra o impacto das notícias falsas sobre Donald Trump veiculadas na Rússia.

Acredite se quiser! trará filmes que mostram casos famosos do jornalismo, como em Todos os Homens do Presidente (Estados Unidos, 1976, direção de Alan Pakula), que retrata a investigação do caso Watergate pelos repórteres do The Washington Post Bob Woodward e Carl Bernstein.

Outro longa em que o The Washington Post está retratado é o recém-lançado The Post: A Guerra Secreta (Estados Unidos, 2017, direção de Steven Spielberg), que mostra os boicotes do governo estadunidense ao jornal, devido à publicação dos chamados “Papéis do Pentágono”, como ficaram conhecidos os documentos ultrassecretos do governo norte-americano sobre a guerra do Vietnã. Após a exibição do filme, a Jornalismo Júnior, empresa júnior de jornalismo da ECA, realizará uma oficina sobre como identificar fake news.

O clássico Cidadão Kane (Estados Unidos, 1941, direção de Orson Welles), filme aclamado pela crítica, também será exibido na mostra. A história de um jornalista sonhador que se torna um desiludido magnata dos meios de comunicação faz críticas ao próprio jornalismo e seus excessos. Dentro desse tema, ainda será exibido Rede de Intrigas (Estados Unidos, 1976, direção de Sidney Lumet), que conta a história de uma emissora de televisão em busca de audiência.

Diversos outros filmes e temas serão apresentados, mostrando ao espectador a relação da mídia com a política. “É uma oportunidade de refletir sobre o momento atual brasileiro”, afirma Henrique Casemiro, curador da mostra.

A mostra de filmes Acredite se Quiser! acontece de 17 de setembro a 19 de outubro no Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), que fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colmeia, favo 4, Cidade Universitária, em São Paulo. Entrada grátis. A programação completa do evento está disponível no site do Cinusp.