Na Rádio USP, Roberto Menescal explica como criou O Barquinho

Compositor foi entrevistado pelo radialista Cido Tavares no programa De Papo Pro Ar

 Publicado: 04/09/2024 às 14:45     Atualizado: 16/09/2024 às 14:16

Texto: Redação

Arte: Beatriz Haddad*

Roberto Menescal – Foto: Reprodução/EBC

O cantor e compositor Roberto Menescal explicou, no programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP, como surgiu a canção O Barquinho, um dos maiores sucessos da música popular brasileira (ouça o programa no link abaixo). Segundo Menescal, a melodia nasceu do barulho produzido pela tentativa de fazer funcionar o motor de um barco à deriva em que se encontravam ele e seus amigos – entre eles Ronaldo Bôscoli e Nara Leão –, no mar de Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro, em 1961. “A bateria do motor já tinha acabado. A última coisa que se tinha para fazer o motor pegar era uma manivela”, disse Menescal no programa, transmitido no dia 30 de agosto passado. “Mas o motor não pegava de jeito nenhum, e fazia um barulho assim: taca, taca, taca, taca, taca, taca, e morria. Fiquei brincando em cima daquilo, fazendo uma melodiazinha.”

Com letra de Ronaldo Bôscoli, essa “melodiazinha” se transformou em O Barquinho, que, gravada em 1962 por Maysa, Pery Ribeiro e Paulinho Nogueira numa versão para violão –, se tornou o maior sucesso da dupla Menescal e Bôscoli. “Foi assim, de brincadeira, que fizemos essa música que certamente é a nossa música mais tocada no mundo”, acrescentou Menescal.

Homem de barba e de óculos segurando um violão.
O compositor Roberto Menescal – Foto: Reprodução/Facebook

Um dos fundadores da bossa nova, Menescau nasceu em Vitória (ES) em 1936. Começou sua carreira como músico em 1957, acompanhando ao violão a cantora Sylvinha Telles. No ano seguinte,  com outros instrumentistas, formou o Conjunto Roberto Menescal, que atuou com artistas como Sylvinha Telles, Maysa, Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi.

Ronaldo Bôscoli foi um de seus principais parceiros artísticos. Além de O Barquinho, eles criaram outros clássicos da música brasileira, como Ah, Se Eu Pudesse, Errinho à Toa, Nós e o Mar, Rio Você. Como produtor musical, Menescal foi responsável por discos de artistas como Elis Regina, Nara Leão, Chico Buarque, Maysa, MPB-4 e Maria Bethânia, entre vários outros.

O programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP, vai ao ar sempre às sextas-feiras, às 18h15.

Ouça no link abaixo o programa De Papo Pro Ar, transmitido no dia 30 de agosto de 2024, que traz entrevista com o cantor e compositor Roberto Menescal. A produção e apresentação são do radialista Cido Tavares.

*Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.