Na Rádio USP, Roberto Menescal explica como criou O Barquinho
Compositor foi entrevistado pelo radialista Cido Tavares no programa De Papo Pro Ar
O cantor e compositor Roberto Menescal explicou, no programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP, como surgiu a canção O Barquinho, um dos maiores sucessos da música popular brasileira (ouça o programa no link abaixo). Segundo Menescal, a melodia nasceu do barulho produzido pela tentativa de fazer funcionar o motor de um barco à deriva em que se encontravam ele e seus amigos – entre eles Ronaldo Bôscoli e Nara Leão –, no mar de Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro, em 1961. “A bateria do motor já tinha acabado. A última coisa que se tinha para fazer o motor pegar era uma manivela”, disse Menescal no programa, transmitido no dia 30 de agosto passado. “Mas o motor não pegava de jeito nenhum, e fazia um barulho assim: taca, taca, taca, taca, taca, taca, e morria. Fiquei brincando em cima daquilo, fazendo uma melodiazinha.”
Com letra de Ronaldo Bôscoli, essa “melodiazinha” se transformou em O Barquinho, que, gravada em 1962 por Maysa, Pery Ribeiro e Paulinho Nogueira – numa versão para violão –, se tornou o maior sucesso da dupla Menescal e Bôscoli. “Foi assim, de brincadeira, que fizemos essa música que certamente é a nossa música mais tocada no mundo”, acrescentou Menescal.
Um dos fundadores da bossa nova, Menescau nasceu em Vitória (ES) em 1936. Começou sua carreira como músico em 1957, acompanhando ao violão a cantora Sylvinha Telles. No ano seguinte, com outros instrumentistas, formou o Conjunto Roberto Menescal, que atuou com artistas como Sylvinha Telles, Maysa, Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi.
Ronaldo Bôscoli foi um de seus principais parceiros artísticos. Além de O Barquinho, eles criaram outros clássicos da música brasileira, como Ah, Se Eu Pudesse, Errinho à Toa, Nós e o Mar, Rio e Você. Como produtor musical, Menescal foi responsável por discos de artistas como Elis Regina, Nara Leão, Chico Buarque, Maysa, MPB-4 e Maria Bethânia, entre vários outros.
O programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP, vai ao ar sempre às sextas-feiras, às 18h15.
Ouça no link abaixo o programa De Papo Pro Ar, transmitido no dia 30 de agosto de 2024, que traz entrevista com o cantor e compositor Roberto Menescal. A produção e apresentação são do radialista Cido Tavares.
*Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.