Museu Paulista promove palestra sobre obra de Benedito Calixto

Nesta quarta-feira, dia 25, pesquisador vai abordar o quadro “Fundação de São Vicente”

 23/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por
O Museu Paulista da USP, também conhecido como Museu do Ipiranga: série de palestras traz especialistas para discutir obras do seu acervo – Foto: Francisco Emolo / USP Imagens

.
Nesta quarta-feira, dia 25 de julho, às 14 horas, o Museu Paulista (MP) da USP – também conhecido como Museu do Ipiranga – promove uma palestra sobre o quadro
Fundação de São Vicente, do pintor paulista Benedito Calixto (1853-1927).

Intitulado Encontro com Acervos – Os Paulistas Comemoram os 400 Anos do Descobrimento: Calixto e a “Fundação de São Vicente”, o evento será nas dependências do Museu Paulista. O palestrante será Eduardo Polidori, mestrando do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (PPGMus) da USP. A atividade terá transmissão ao vivo pelo portal IPTV USP.

Para a palestra, Polidori pretende apresentar “documentos, reflexões e hipóteses” que desenvolveu em sua pesquisa, Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto: composição, musealização e apropriação (1900-1932).

“Apresentarei considerações sobre as condições de encomenda e elaboração artística da tela, sua incorporação ao acervo do Museu Paulista e como ela foi apropriada nas exposições planejadas pelos diretores do museu Hermann von Ihering (1894-1916) e Afonso Taunay (1917-1946). Com isso, pretendo reconstituir a trajetória cultural da pintura, que representa um dos principais episódios do período colonial paulista e cuja imagem, a partir do museu, tornou-se amplamente difundida como ilustração da história do estabelecimento da primeira colônia luso-americana”, informa Polidori ao Jornal da USP.

Reprodução de Fundação de São Vicente (1900), pintura em tinta a óleo sobre tela de Benedito Calixto – Foto: Museu Paulista

.A obra

Fundação de São Vicente é uma pintura a óleo sobre tela, possui 192 centímetros de altura por 385 centímetros de largura e foi inaugurada durante as comemorações dos 400 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500.

A imagem, pintada em 1900 por Calixto, busca reproduzir como teria sido a ocupação pelos portugueses, em 1532, da cidade de São Vicente, localizada na Região Metropolitana da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. No mesmo ano em que foi pintado, o quadro foi doado ao Museu Paulista pela Comissão do Centenário do Descobrimento do Brasil.

Polidori conta que a tela é a segunda pintura histórica em grande formato incorporada à coleção do Museu Paulista, antecedida por Independência ou Morte!, de Pedro Américo. “Sabia-se muito pouco a respeito de sua história, e foi isso que me motivou a tomá-la exclusivamente como objeto de estudos.”

Ele descreve que, para estudar a obra, precisou “reunir fontes documentais sobre as comemorações do 4º Centenário do Descobrimento do Brasil em São Vicente, sobre a experiência de Benedito Calixto como estudante da Académie Julian, em Paris, e sobre os próprios interesses do pintor, que era um dedicado estudioso da história do litoral sul paulista”.

“Ainda que meu objetivo fosse, efetivamente, circunscrever a trajetória dessa obra de arte antes e depois de sua incorporação ao acervo do museu, foi necessário que também me detivesse sobre outras pinturas produzidas por Calixto, como Porto das Naus e Desembarque de Martim Afonso de Souza.

Benedito Calixto

Nascido na cidade de Itanhaém, também no litoral paulista, em 1853, Calixto desempenhou inúmeras atividades em vida: foi pintor, desenhista, fotógrafo, professor, ensaísta, historiador, decorador, cartógrafo e até astrônomo.

É considerado um dos principais artistas brasileiros da primeira metade do século 20 e suas obras podem ser encontradas em instituições como a Pinacoteca do Estado, em São Paulo, o Museu do Café, a Fundação Pinacoteca Benedito Calixto – ambos localizados em Santos – e em decorações de igrejas paulistanas.

Fundação de São Vicente foi sua primeira pintura de história a ser incorporada à coleção do Museu Paulista, seguida de uma série de seis retratos históricos, entre os quais os de D. Pedro I e de Domingos Jorge Velho”, relata Polidori.

Sua obra transcende a produção tradicional artística e é utilizada para fins didáticos, como ilustrações de manuais e livros escolares que retratam a história do Brasil e de São Paulo.

Nesse sentido, Polidori afirma que “a Fundação de São Vicente não documenta apenas um processo de elaboração artística sobre o início da colonização na capitania vicentina. A circulação de sua imagem em livros escolares, e também em revistas, selos e cartões postais, ajuda a compreender a participação de Benedito Calixto na construção e na consolidação de um projeto político sobre como o passado nacional deveria ser imaginado no início do período republicano, bem como a historicidade de suas sucessivas apropriações”.

Autorretrato de Benedito Calixto, de 1923: nascido em Itanhaém, no litoral paulista, pintor foi um dos principais artistas brasileiros do início do século 20 – Foto: Wikimedia Commons – CC

Encontro com Acervos

O Encontro com Acervos é uma série de palestras, realizadas mensalmente, que têm como objeto de discussão o patrimônio do Museu Paulista. São convidados para as palestras pesquisadores e estudiosos de objetos e coleções que se encontram sob posse do museu. Dentro da série, já foram realizadas palestras sobre obras de artistas como Oscar Pereira da Silva (1865-1939), Pedro Américo (1843-1905) e Almeida Júnior (1850-1899), todos eles ligados às produções artísticas que retratam a história do Brasil.

O evento Encontro com Acervos – Os Paulistas Comemoram os 400 Anos do Descobrimento: Calixto e a “Fundação de São Vicente” será nesta quarta-feira, dia 25, às 14 horas, no espaço de atividades educativas do Museu Paulista da USP (Avenida Nazaré, 268, Ipiranga, em São Paulo). Entrada grátis. Inscrições podem ser feitas pelo link goo.gl/kVNUkz. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2065-8075 e (11) 2065-8061 e pelo e-mail cursosmp@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.