Museu Luiz de Queiroz, em Piracicaba, promove “tour” virtual

Evento gratuito acontece neste sábado, dia 25, a partir das 14 horas

22/09/2021 - Publicado há 3 anos
O Museu Luiz de Queiroz, da USP de Piracicaba – Foto: Esalq

Neste sábado, dia 25, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba (SP), promoverá um tour virtual. A atividade será realizada das 14 às 16 horas e contará com um roteiro guiado por monitores, apresentando os itens que compõem as coleções do acervo, bem como o edifício em que o museu se encontra alocado. As inscrições gratuitas para o tour devem ser feitas até o dia 25 neste link. O evento é oferecido pelo Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (Crecin) da Esalq, coordenado pela professora Rosebelly Nunes Marques.

O tour integra a programação da 15ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) entre 20 e 26 deste mês. Com o tema Museus: Perdas e Recomeços, o evento conta com mais de 680 instituições inscritas, ultrapassando mais de 1.700 atividades em todo o Brasil, entre shows, teatros, seminários, exposições, cinemas, visitas mediadas, debates, lançamentos de livros, workshops e festivais.

Museu Luiz de Queiroz

Criado em 5 de abril de 1984, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz é administrado pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq.

Com a missão de preservar a memória da Esalq, bem como do seu idealizador, Luiz de Queiroz, e de sua esposa, Ermelinda Queiroz, o local promove exposições permanentes, temporárias e itinerantes, além de desenvolver projetos socioeducativos, vinculados aos pilares do ensino, pesquisa, extensão e cultura, por meio de atividades técnicas e de visitas monitoradas.

Com itens do acervo que compõem coleções temáticas, estão expostas salas que apresentam desde maquinários agrícolas e equipamentos didáticos utilizados no campus até a história da mecanização no campo, a trajetória da Esalq como instituição de ensino, além de recortes sobre o panorama do café no Estado de São Paulo.

Mais informações sobre o Museu Luiz de Queiroz estão disponíveis neste link.