Museu de Geociências apresenta fóssil de Pterossauro completo, único do mundo

Instituto da USP inaugura mostra de fósseis da Bacia do Araripe recuperados em operação da Polícia Federal

04/01/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 05/01/2018 as 14:34
Logo da Rádio USP

O Museu de Geociências da USP inaugura nova mostra, desta vez sobre Fósseis do Araripe, que vem da Bacia homônima compreendendo três estados do Nordeste brasileiro: Ceará, Piauí e Pernambuco.

Exposição Fósseis do Araripe no Museu do Instituto de Geociências – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A professora Juliana Leme, curadora da exposição, em uma entrevista concedida a Miriam Ramos, no Via Sampa, comenta o processo sobre como esses ossos passaram a pertencer à Universidade: foi uma doação da Polícia Federal após desbaratar uma quadrilha internacional de fósseis.

Os fósseis chegaram à USP no final de 2014 com cerca de 3 mil peças. Destacam-se um Pterossauro com ossos completos – o único do planeta de que se tem notícia –, fósseis de plantas, de peixes, de tartarugas e de diversas espécies de insetos.

Serviço

A mostra dura, a princípio, até dezembro deste 2018. A visita pode ocorrer de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Entrada gratuita.

Endereço: R. do Lago, 562 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-080