Mostra do Cinema da USP traz alienígenas como protagonistas

Com 21 filmes de diferentes gêneros, mostra “Eles Estão Entre Nós” começa no dia 3, segunda-feira

31/05/2019 - Publicado há 5 anos
Extraterrestres ocupam as telas do Cinema da USP neste mês, na mostra Eles Estão Entre Nós – Foto: Divulgação/Cinusp

Saber se existem extraterrestres, como eles são e quais seus objetivos ocupa a imaginação de muitas pessoas e também do cinema.
Na nova mostra do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), que começa no dia 3, segunda-feira, e fica em cartaz até 30 de junho, serão exibidos filmes que exploram os contatos entre a vida alienígena inteligente e a civilização na Terra. A mostra Eles Estão Entre Nós traz uma seleção de 21 filmes que abordam esse tema em diferentes gêneros, desde o horror e o suspense até a aventura e a comédia. “Sempre foi uma ideia que queríamos muito realizar, e finalmente ela saiu do papel”, comemora Henrique Casimiro, um dos curadores da mostra.

Filme A Chegada foi sucesso de público e de crítica – Foto: Divulgação/Cinusp

A mostra terá filmes que mostram os extraterrestres na Terra, incluindo abduções, infiltrações e metáforas com a natureza humana. “Fechamos com um escopo mais específico, qualquer coisa fora foi descartada”, afirma Eric Mateus, outro responsável pela curadoria. Segundo ele, o recorte se deve à grande produção cinematográfica sobre o tema.

Dentre os filmes que serão exibidos estão sucessos de público como Sinais (2002) e A Chegada (2016). O primeiro, dirigido por M. Night Shayamalan, começa com o surgimento de círculos inexplicáveis em plantações de uma fazenda, prometendo muita tensão. Já o segundo conta a história de uma linguista que precisa se comunicar e descobrir as intenções de alienígenas que pousaram na Terra. Outro destaque é Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977), clássico de Steven Spielberg.

Mas não é apenas o cinema americano que ganha espaço na mostra. O filme Per Aspera ad Astra (1981) faz parte das obras da antiga União Soviética e é inédito no Brasil. Gerando uma reflexão sobre comportamento humano, o ator indiano Aamar Khan vive, em PK (2014), um alienígena que, através do conhecimento da fé e da religião, tenta recuperar um objeto roubado para voltar ao seu lar.

O cantor David Bowie interpreta um extraterrestre em O Homem Que Caiu na Terra – Foto: Divulgação/Cinusp

A mostra ainda conta com filmes da Argentina, África do Sul e Japão. O Brasil também não fica de fora, com a exibição de dois curtas-metragens: Efeito Casimiro (2013), documentário sobre uma cidade que aguarda uma nave espacial, e À Margem do Universo (2016), sobre ETs do futuro.

“Além dos filmes mais conhecidos, procuramos outros que muitas pessoas não viram, principalmente de outros países”, declara o curador Rodrigo Azevedo. “Sempre tentamos sair do lugar-comum no momento de fazer uma mostra.”

O evento também traz filmes com a participação de nomes famosos interpretando extraterrestres, como o cantor David Bowie e Scarlett Johansson.

A curadoria não deixou de lado as obras de John Carpenter, um dos mestres da ficção científica no cinema, que explora o tema “extraterrestres”. Para isso, a mostra promove o Noitão Carpenter, que reúne quatro clássicos do diretor no dia 14 de junho, às 22h22.
.

PK é uma comédia indiana que também aborda o tema “extraterrestres” – Foto: Divulgação/Cinusp

A mostra Eles Estão Entre Nós, do Cinema Paulo Emílio da USP (Cinusp), acontece de 3 a 30 de junho. As sessões ocorrem de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, no Cinusp (Rua do Anfiteatro, 181, Colmeias, Favo 4, na Cidade Universitária, em São Paulo),  e aos sábados e domingos, às 18 e às 20 horas, no Centro Universitário Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonia, 258, na Vila Buarque, em São Paulo). Para conferir a programação completa, acesse o site do Cinusp. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3540.