Mostra de fotos na USP Leste retrata a diversidade cultural

Exposição organizada por alunos traz mais de 60 imagens feitas por amadores e profissionais do Brasil e do mundo

31/05/2017 - Publicado há 7 anos
Mais de 60 fotos estão expostas na mostra da EACH – Foto: Gabriel Almeida/EACH

.
Está em exposição na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), no campus da USP na zona leste de São Paulo, a mostra fotográfica
Expo Arte Foto Diversidade Cultural, organizada pelo grupo de alunos Expo Arte Foto. O projeto traz 64 fotografias feitas por fotógrafos amadores e profissionais do Brasil e do mundo, com o objetivo de retratar as diferenças em vários aspectos da cultura humana ao redor do planeta.

A mostra surgiu a partir de um projeto da disciplina de Eventos do curso de Lazer e Turismo da EACH, conforme conta o estudante Guilherme Berkoff, um dos membros do Expo Arte Foto. “A sala foi dividida em grupos e o meu ficou responsável pela realização de uma exposição. Como tenho familiaridade com fotografia, decidimos fazer uma mostra fotográfica.” O grupo é formado, além de Guilherme, por Dara Roberto, Renato Simões, Beatriz Real, Ananda Vieira, Flávia Alves, Juliana Shimabukuro, José Luis, Luana Maria e Luiz Felipe.

Ao escolherem o tema da diversidade cultural, os estudantes julgaram apropriado que a exposição fosse feita de maneira coletiva. “Fizemos uma divulgação para que pessoas de dentro e fora da USP enviassem suas fotos. O resultado é que, embora a maior parte das fotografias tenha sido enviada de São Paulo, temos imagens vindas de outros Estados do Brasil e de países como Bolívia, Suécia, Uruguai, França, Quênia, Taiwan e também de tribos indígenas”, afirma Guilherme. Uma das imagens expostas é de sua autoria, feita em La Paz, na Bolívia, e publicada pela página da revista National Geographic Brasil no Facebook.

Fotografia feita pelo estudante Guilherme Berkoff e publicada pela página da revista National Geographic Brasil no Facebook

.
Os organizadores criaram uma conta de e-mail para onde as fotos deveriam ser enviadas, com as exigências de que seguissem o tema da diversidade cultural, estivessem em boa qualidade e fossem em preto e branco. “Como o tema discutido é muito relevante, queríamos que o contexto da foto não ficasse em segundo plano em relação à estética. As cores podem chamar muita atenção para fatores simplesmente belos da foto, como um pôr-do-sol, enquanto a fotografia em preto e branco força uma visão contextual”, explica o estudante.

Por dois meses o grupo divulgou a realização da exposição e pediu que imagens fossem enviadas e, ao término do prazo para envio, havia recebido mais de 100 fotos. Destas, as 64 que mais se enquadraram nas exigências foram selecionadas para ser reveladas e expostas. A montagem foi feita com recursos dos próprios membros do grupo e traz as imagens identificadas com o nome do autor e local onde foram registradas. A inauguração ocorreu no dia 18 de maio.
.

“A fotografia em preto e branco força uma visão contextual”, diz Guilherme Berkoff, estudante organizador da mostra – Foto: Gabriel Almeida/EACH

.
Para Guilherme, além do retrato importante da diversidade cultural pelo País e pelo mundo, a mostra tem outro ponto relevante. “Temos artistas amadores e profissionais de muito talento aqui na EACH, na USP e fora delas. Gostaríamos de ter conseguido recursos para uma montagem fora da EACH, mas, como isso não foi possível, esperamos que nosso projeto sirva de inspiração para outras iniciativas desse tipo, para aproveitar o espaço a serem ocupados e os talentos a serem explorados aqui.”

A exposição fotográfica Expo Arte Foto Diversidade Cultural é gratuita e fica aberta para visitação até 18 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas. As fotos estão expostas no edifício I1 da EACH, próximo ao restaurante universitário do campus. O endereço é Rua Arlindo Béttio, número 1000, no bairro Jardim Keralux. Outras informações podem ser obtidas pela página do evento no Facebook.