Minicurso vai abordar a identidade do professor da educação básica

Grátis, evento da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP acontece nesta terça-feira, dia 26, às 19 horas, com transmissão pela internet

 Publicado: 25/11/2024 às 12:11
Uma sala de aula com várias crianças sentadas a suas mesas e uma professora em pé, no meio delas.
Os minicursos on-line gratuitos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP são destinados a professores da educação básica que atuam em todo o Brasil – Foto: Agência Brasil – EBC

 

Identidade dos Professores da Educação Básica é o nome do minicurso que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover nesta terça-feira, dia 26, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo do canal da cátedra na plataforma YouTube. O evento – que é grátis e oferece certificado de participação para os interessados – é indicado para professores da educação básica de todo o Brasil. Ele será ministrado pelo professor Francisco Cordão, especialista em Sociologia da Educação e ex-presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação e da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).

“Esse minicurso, após rápida apresentação da fundamentação constitucional e legal sobre as finalidades da educação básica e as incumbências centrais dos professores, objetiva proporcionar uma compreensão sobre a identidade profissional do professor, explorando aspectos que influenciam decisivamente a sua prática docente”, destaca a ementa do minicurso. “Serão discutidos elementos distintivos da história da educação no Brasil desde as escolas jesuíticas, enfatizando os debates sobre o papel do Estado na condução das políticas educacionais e a noção da educação como aspecto formativo da nação, entre outros. Tais elementos implicaram uma diversidade de identidades docentes, sejam elas imaginadas, assumidas, atribuídas ou construídas.”
“No contexto do século 21, as identidades docentes enfrentam dilemas altamente significativos”, continua a ementa. “Um deles é a necessidade de adaptação constante às mudanças no mundo do trabalho, inclusive dos professores. Outro está vinculado às tecnologias, sem perder a dimensão humana do fazer pedagógico, o que exige não somente a compreensão dos fenômenos tecnológicos e suas aplicações sociais, mas também o domínio de recursos e das necessidades agravadas em um país que tem a formação de professores como um desafio histórico.”

Banner do evento – Foto: Reprodução/Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP

 

O minicurso Identidade dos Professores da Educação Básica, da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta terça-feira, dia 26, das 19 às 21 horas, através do canal da cátedra na plataforma YouTube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em obter certificado de participação devem se informar neste link. Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.