“Micareta Sustentável da USP” acontece neste sábado, dia 15

Carnaval fora de época será na Praça do Relógio, na Cidade Universitária, a partir das 10 horas, para todos os interessados

13/04/2023 - Publicado há 1 ano
Evento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP busca promover o uso de energia sustentável - Imagem: Divulgação​

Neste sábado, dia 15, acontecerá o Sustenta Folia – A Micareta Sustentável da USP, na Praça do Relógio, na Cidade Universitária, em São Paulo. O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, grátis e aberto para todos os públicos, inclusive o externo à Universidade. Com início previsto para as 10 horas e finalização às 14 horas, a Micareta será conduzida pelo Bloco do Pedal – projeto do Pedal Sustentável –, utilizando apenas energia gerada durante a própria festa através de bicicletas. Os ritmos carnavalescos serão da dupla Pedro e Filó.

O duo vai cantar músicas do álbum Muitos Carnavais (1977), de Caetano Veloso, que conta com ritmos de marchinhas tradicionais, samba e frevo, funcionando como um abre-alas para o desfile. “Todo músico tem um artista de que gosta e em quem se inspira. No caso da nossa dupla, é Caetano. Por isso traremos o repertório dele para a Micareta”, conta Filó Silva, empreendedora do Pedal Sustentável. Além do álbum carnavalesco, outras músicas de Caetano Veloso serão tocadas, incluindo uma breve homenagem a Gal Costa, além de duas músicas de Chico Buarque e obras autorais da dupla.

José Carlos Armelin - Foto: Arquivo Pessoal

A energia elétrica ficará por conta do público. Para o som, luzes e demais equipamentos funcionarem, os foliões terão de pedalar em dez bicicletas instaladas na plataforma móvel do Bloco do Pedal, a fim de gerar a energia necessária para abastecer as baterias. “Estamos levando a mensagem de que é possível você fazer um show sustentável de forma interativa”, ressalta José Carlos Armelin, fundador do Pedal Sustentável. “Para pular vai ter que pedalar.”

A proposta de fazer um bloco totalmente sustentável surgiu em 2016 no carnaval paulistano, sendo considerado o primeiro desse tipo no mundo. Filó e Armelin são sócios da Pedal Sustentável, empresa responsável pela tecnologia do bloco. Eles perceberam que havia pouca adesão ao projeto durante o início do ano. “Decidimos levar nossa ideia para desfilar e demonstrar que festas também podem contribuir com a sustentabilidade do planeta”, diz Filó.

Bloco do Pedal em 2019 - Fotos: Divulgação/Bloco do Pedal

O Bloco do Pedal tem relação direta com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A Agenda é um plano global para atingir um mundo melhor até 2030 para os povos e nações de todo o globo a partir de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Armelin explica que o bloco trabalha com base em cinco dos ODS: o terceiro, sobre saúde e bem-estar, pois pedalar é um exercício físico; o quarto, sobre educação de qualidade, porque o projeto visa a educar as pessoas em relação à sustentabilidade de forma ousada; o sétimo, sobre energia acessível e limpa; o décimo primeiro, cidades e comunidades sustentáveis, ao construir um carnaval na cidade de forma ecológica; e o décimo terceiro, sobre combater a mudança climática.

Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) - Imagem: Reprodução/ONU

“Estamos falando de um show, de uma micareta, porém o que de fato estamos fazendo é educar as pessoas em relação aos seus gastos”, afirma Armelin. Para o fundador do Pedal Sustentável, o projeto impacta o público nas atitudes cotidianas, como apagar luzes e utilizar meios de transportes menos poluentes, como bicicletas ou transporte público, em vez de carros individuais.

O fato de a apresentação acontecer na Universidade de São Paulo é de extrema importância, segundo Filó e Armelin. “A USP é conhecida pelo seu papel histórico na democracia, ensino e pesquisa, colocando a sustentabilidade em evidência”, afirma Filó. “Sinto que estamos nos encaminhando para que a Agenda 2030 seja de fato cumprida.”

“A finalidade da Micareta Sustentável é tripla. Em primeiro lugar, celebrar a cultura brasileira. Em segundo, estimular as pessoas a fazerem atividades físicas. Por último, incentivar o uso de fontes de energia de renovável. Todos esses aspectos contemplam a Agenda 2030 da ONU, que é uma das pautas às quais a Universidade está atenta e que é de suma importância para o desenvolvimento das sociedades”, enfatiza a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, professora Marli Quadros Leite.

Marli Quadros - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O evento contará com um sistema de pulverização para refrescar os participantes. Além disso, as bicicletas do trio elétrico também foram pensadas para inclusão, tendo uma adaptada para cadeirantes e outra para crianças. “Quando pensamos num mundo melhor, temos que pensar que ele é para todas as pessoas”, conclui Filó.

O Sustenta Folia – A Micareta Sustentável da USP acontece neste sábado, dia 15, das 10 às 14 horas, na Praça do Relógio, na Cidade Universitária, em São Paulo. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, mesmo sem vínculo com a USP.

Imagem: Divulgação