“Manual de Editoração e Estilo” quer lapidar produção acadêmica

Obra de Plinio Martins Filho, que será lançada no dia 17 de maio, busca facilitar o trabalho de editoras universitárias

16/05/2017 - Publicado há 7 anos
O professor Plinio Martins Filho, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, criou o Manual de Editoração e Estilo – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Assim como os jornais, cada editora tem o seu manual de normalização e estilo. Entre as editoras universitárias, não é diferente. Com décadas de experiência na Editora da USP (Edusp), o professor Plinio Martins Filho, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, criou o Manual de Editoração e Estilo, uma proposta que busca facilitar e orientar a edição de livros universitários.

A obra é resultado da tese de doutorado do docente, defendida em 2006. Após uma década de revisões e acréscimos, o Manual será lançado no dia 17 de maio, às 18h, na Livraria João Alexandre Barbosa, localizada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária.

“Espero que este manual seja usado tanto por orientadores quanto por orientandos”, diz Martins Filho. “Se as pessoas entregarem os originais mais próximos daquilo que vai ser a edição final, melhor. É essa a grande contribuição que eu gostaria que o livro deixasse, que os trabalhos fossem apresentados de forma menos normativa”, critica o professor, que desaprova o uso das normas ABNT, já que elas não são usadas por nenhuma editora. “O Manual vai abreviar o trabalho de edição. Espero que esse seja um grande benefício que o livro traga para as pessoas.”

Outra vantagem da obra de Martins Filho é o conceito de normalizar a edição e o estilo dos textos, não normatizá-la. “Normalizar é dar uma coerência, uma harmonia ao texto, enquanto normatizar tem força de lei”, explica o professor.

A ideia do Manual é apresentar ao leitor diferentes caminhos para criar uma uniformidade e identidade ao texto. “O meu Manual não é um compêndio de regras, mas sim um apanhado de normas em que cada editor pode consultar e criar o seu próprio padrão editorial”, ressalta Martins Filho. “Ele serve para que o leitor não fique incomodado com a grafia de uma palavra escrita de diferentes formas ao longo de um mesmo texto, por exemplo. Senão, o leitor pode achar que o livro não foi bem preparado”, exemplifica.

Martins Filho dirigiu a Edusp por 25 anos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Em suas 728 páginas, o Manual traz noções básicas de como preparar e editar um original até sua transformação em produto final. Estruturas pré-textuais, textuais e pós-textuais, tipologia, tipografia, novo acordo ortográfico, siglas, abreviaturas e símbolos são apenas alguns dos 60 tópicos trabalhados no livro.

Um tópico que se destaca no conjunto é o das línguas estrangeiras. Nele, o autor apresenta regras básicas que vão da separação silábica até a transliteração de 17 línguas latinas e não-latinas. “Todo revisor precisa ter um conhecimento amplo, porque, hoje em dia, qualquer livro acadêmico tem uma citação em língua estrangeira. Então você tem que ter um suporte mínimo para trabalhar esse texto”, afirma o professor.

Edusp

“Manual de Editoração e Estilo”

Plinio Martins Filho dirigiu a Editora da USP por 25 anos. Em 1989, foi convidado pelo professor João Alexandre Barbosa, então presidente da Edusp, para reformular o modus operandi da editora, que desde 1962 era apenas uma coeditora e financiadora de livros. “Foi a grande chance que eu tive na vida, a de começar uma editora do zero, porque ela não tinha nada, só tinha burocracia para aceitar e pagar livros de editoras particulares. A Edusp mesmo não produzia”, conta. “Tive que criar um padrão editorial do zero. Ou seja, venho fazendo esse manual de editoração há mais de 20 anos, porque era preciso criar um padrão acadêmico para as edições da Editora da Universidade de São Paulo.”

Manual de Editoração e Estilo
, de Plinio Martins Filho, Editoras da USP, Unicamp e UFMG, 728 páginas, R$ 120,00

Leia mais sobre o tema no artigo do professor Jean Pierre Chauvin, da ECA, O manual impecável de Plinio Martins Filho, publicado no Jornal da USP.