MAC realiza atividade sobre arte e futebol para crianças

Evento acontece neste sábado, dia 19, a partir das 11 horas

 17/05/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Obra de José Roberto Aguilar, Série do Futebol 3, de 1966, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP – Foto: Reprodução / MAC-USP

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP realiza neste sábado, dia 19 de maio, a partir das 11 horas, o evento Figurinhas da Arte – Álbum de Artistas, um encontro que apresentará para crianças de 7 a 10 anos obras de artistas que se inspiraram no futebol para realizar seus trabalhos.

Com a coordenação de Renata Santa’Anna, da Divisão Técnico-Científica de Educação e Arte do MAC, a atividade inclui a leitura do livro Futebol: Arte dos Pés à Cabeça (Renata Sant’Anna, 2014, Editora Panda Books), a observação das obras pertencentes ao acervo do MAC e que estão inseridas no universo do futebol e a produção de um álbum de figurinhas, que poderão ser trocadas entre os participantes.

Imagem de atividade realizada no MAC no mês de maio, dentro do projeto “Histórias da Arte para Crianças: Entre Livros e Obras” – Foto: Divulgação / MAC-USP

A intenção de trazer o universo do futebol para o projeto do MAC é devido ao fato de que “os interesses das crianças estão voltados para a Copa do Mundo deste ano, na Rússia, e para os álbuns de figurinhas”, esclarece Renata.

Sobre a escolha do livro de apoio, Renata explica que ele reúne obras de artistas brasileiros contemporâneos que de alguma forma trabalharam com o tema da arte e do futebol. “Tentei usar o máximo possível do vocabulário próprio do futebol enquanto eu contava a história de alguns artistas que estavam envolvidos com a temática, inclusive com algumas obras pertencentes ao acervo do MAC.” Na atividade deste sábado, as crianças vão se deparar com os trabalhos de artistas como José Roberto Aguilar, Leda Catunda, Nelson Leirner e  José Antônio da Silva.

Arte para crianças

O evento integra o projeto “Histórias da Arte para Crianças: Entre Livros e Obras”, que tem como objetivo unir as artes visuais e a literatura através de livros publicados especificamente para o público infanto-juvenil, e que trazem informações sobre a história da arte. “A ideia é contextualizar essa vivência no museu, por meio dos trabalhos de artistas”, informa Renata. “Os livros ajudam a desvendar o mundo do museu e da arte contemporânea ao mesmo tempo.”

Embora nem sempre todos os artistas dos livros de apoio tragam as mesmas obras e os mesmos artistas pertencentes ao acervo do MAC, “a partir dos encontros dos livros com as obras, as crianças passam a conhecer outras obras que não necessariamente estão na coleção do MAC”.

O evento Figurinhas da Arte – Álbum de Artistas, acontece neste sábado, dia 19 de maio, das 11 às 13 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP (Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, em São Paulo).

As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (11) 2648-0258 ou pelo e-mail edumac@usp.br

Para conhecer mais sobre o projeto Histórias da Arte para crianças: entre livros e obras, acesse o site mac.usp.br/mac/conteudo/institucional/dtcea/5.asp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.