MAC organiza lives sobre exposições em preparo

Em agosto, Museu de Arte Contemporânea da USP vai transmitir on-line conversas sobre seus bastidores

Editorias: Cultura - URL Curta: jornal.usp.br/?p=343970
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP: atividades on-line durante o isolamento social – Foto: MAC USP/Divulgação

Os museus podem até estar fechados em razão das regras de distanciamento social, mas parados eles não ficam nunca. É isso que o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP quer mostrar com a série de lives que preparou para o mês de agosto. Nos dias 8, 15, 22 e 29 deste mês, sempre às 11 horas, o canal do MAC no YouTube vai transmitir quatro lives abordando as exposições que estão em preparo no museu. 

A primeira live, neste sábado, dia 8, falará sobre o lançamento da mostra on-line Video_MAC, e é resultado do pós-doutorado do produtor cultural e curador independente Roberto Cruz. No exposição, ele reconstitui um momento de pioneirismo do MAC, quando em 1977 e 1978 colocou em funcionamento um laboratório para que artistas pudessem experimentar, criar e difundir videoarte. Quem também participa da live é Gabriel Borba, artista que viveu essa época do museu e conta sobre seus trabalhos.

No dia 15, o debate será entre Regina Silveira, artista e professora aposentada da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e o arquiteto Álvaro Razuk. Eles vão conversar sobre a exposição Regina Silveira: Outros Paradoxos, uma retrospectiva da artista, que revê o conjunto de sua obra no acervo do MAC e apresenta suas doações mais recentes. Esse trabalho também foi feito em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo para a 34ª Bienal de São Paulo (2021). 

Já no dia 22, a live será apresentada pelo artista plástico Paulo Nenflídio e pela curadora e professora Helouise Costa. Eles vão falar sobre a exposição de Nenflídio, contemplada pelo Edital de Exposições do MAC de 2019 e 2020. E, no dia 29, para fechar a sequência de eventos on-line, a também curadora, professora e diretora do MAC Ana Magalhães conversará com a pós-doutora Patrícia Freitas sobre a mostra Projetos para um Cotidiano Moderno no Brasil, 1920-1960. Esse trabalho foi feito pelo grupo de pesquisa Narrativas do Século 20, e é resultado de um estudo em torno de algumas obras de arte do acervo do MAC. 

Ainda sem data certa para a reabertura definitiva, o MAC quer reforçar a ideia de que está em atividade, propondo diversas iniciativas no campo virtual para se manter conectado com o público. Além das lives que ocorrerão ao longo do mês de agosto, o canal do MAC no YouTube conta com outros vídeos educativos, entrevistas e lives. Outras informações e atividades podem ser encontradas nas redes sociais ou no site do museu. 

As lives do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP acontecerão nos dias 8, 15, 22 e 29, sempre às 11h. Para participar basta entrar no canal do museu no YouTube, onde as conversas serão transmitidas.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.