O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP e a professora Daisy Peccinini, do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP, estão entre os ganhadores do Prêmio ABCA 2023, que será entregue pela Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA) nesta quarta-feira, dia 14, às 18h30, no Teatro do Sesc Vila Mariana, em São Paulo. O MAC conquistou o Prêmio Emanoel Araújo, dedicado a pessoas ou instituições que se destacam na área de preservação de coleções e acervos. Já a professora Daisy foi contemplada com o Prêmio Maria Eugênia Franco – que destaca curadorias de exposições – pela curadoria da mostra O Feminino na Obra de Victor Brecheret, realizada no ano passado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR).
O Prêmio ABCA 2023 será entregue em 18 categorias. A relação completa dos vencedores está disponível no site da ABCA. O vencedor em cada categoria receberá um troféu produzido pelo artista Sanagê Cardoso. Nesta quarta-feira, a cerimônia de entrega do prêmio vai incluir homenagem especial à artista Maria Bonomi e celebrar os 75 anos de fundação da ABCA. Criada em 1949, ela é a mais antiga associação de profissionais das artes visuais do Brasil, tendo tido entre seus membros os críticos Sérgio Milliet, Antonio Bento e Mário Pedrosa. O prêmio foi instituído em 1978.
O MAC foi criado em 1963 a partir do acervo do antigo Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo. O seu acervo inclui obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Lygia Clark, além de uma coleção de arte italiana do começo do século 20, entre outros tesouros artísticos.
Daisy Peccinini é especialista na obra de Brecheret e de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, entre outros artistas. Foi pioneira na pesquisa sobre a obra de Hélio Oiticica e de Lygia Clark. Doutora em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, é livre-docente em Estética e História da Arte, também pela ECA.
A cerimônia de entrega do Prêmio ABCA 2023, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), será realizada nesta quarta-feira, dia 14, às 18h30, no Teatro do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site da ABCA.