MAC e professora da USP conquistam o “Prêmio ABCA 2023”

Associação Brasileira de Críticos de Arte vai entregar premiação nesta quarta-feira, dia 14, às 18h30, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo

 12/08/2024 - Publicado há 1 mês
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP foi criado em 1963 a partir do acervo do antigo Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP e a professora Daisy Peccinini, do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP, estão entre os ganhadores do Prêmio ABCA 2023, que será entregue pela Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA) nesta quarta-feira, dia 14, às 18h30, no Teatro do Sesc Vila Mariana, em São Paulo. O MAC conquistou o Prêmio Emanoel Araújo, dedicado a pessoas ou instituições que se destacam na área de preservação de coleções e acervos. Já a professora Daisy foi contemplada com o Prêmio Maria Eugênia Franco – que destaca curadorias de exposições – pela curadoria da mostra O Feminino na Obra de Victor Brecheret, realizada no ano passado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR).

A professora Daisy Peccinini – Foto: Francisco Emolo/USP Imagens

O Prêmio ABCA 2023 será entregue em 18 categorias. A relação completa dos vencedores está disponível no site da ABCA. O vencedor em cada categoria receberá um troféu produzido pelo artista Sanagê Cardoso. Nesta quarta-feira, a cerimônia de entrega do prêmio vai incluir homenagem especial à artista Maria Bonomi e celebrar os 75 anos de fundação da ABCA. Criada em 1949, ela é a mais antiga associação de profissionais das artes visuais do Brasil, tendo tido entre seus membros os críticos Sérgio Milliet, Antonio Bento e Mário Pedrosa. O prêmio foi instituído em 1978.

O MAC foi criado em 1963 a partir do acervo do antigo Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo. O seu acervo inclui obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Lygia Clark, além de uma coleção de arte italiana do começo do século 20, entre outros tesouros artísticos.

Daisy Peccinini é especialista na obra de Brecheret e de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, entre outros artistas. Foi pioneira na pesquisa sobre a obra de Hélio Oiticica e de Lygia Clark. Doutora em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, é livre-docente em Estética e História da Arte, também pela ECA.

A cerimônia de entrega do Prêmio ABCA 2023, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), será realizada nesta quarta-feira, dia 14, às 18h30, no Teatro do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site da ABCA.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.