Livros – e seus vários modos de usar e existir

Mostra no Sesc e na BBM traz ao público as inúmeras interações que o livro e a arte podem apresentar

05/09/2018 - Publicado há 6 anos

Para o escritor argentino Jorge Luís Borges, o paraíso seria uma enorme biblioteca. Já para o pensador e tribuno romano Cícero, uma casa sem livros era como um corpo sem almas. E o escritor inglês Holbroock Jackson, autor do clássico sobre o amor aos livros The anatomy of bibliomania, escreveu um alentado ensaio explicando como um livro pode mexer com os nossos cinco sentidos. Afinal, um livro é muito mais do que um feixe de papel encadernado com palavras encadeadas – não. Ele vai muito além disso, atravessa fronteiras e permite uma série de interpretações. É só o leitor querer. Quem quiser pôr à prova essa afirmação precisa, então, visitar a exposição Tarefas Infinitas, em cartaz em dois endereços distintos: a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, na Cidade Universitária, e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. São mostras-irmãs, nascidas de uma mesma ideia: a exposição original que aconteceu em 2012 na emblemática Fundação Calouste Gulbenkian, um dos mais importantes centros artísticos de Lisboa. “A exposição é um ensaio sobre o livro e o que ele pode nos apresentar”, escreveu o curador português da mostra, o professor e crítico de arte Paulo Pires do Vale. “Mais do que uma exposição de livros, é uma reflexão sobre a nossa relação com eles.”

Logo da Rádio USP

Ouça no link acima entrevista de Rosely Nakagawa, uma das curadoras da mostra Tarefas Infinitas, transmitida pelo programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz)

E essa reflexão à qual se refere nasce justamente na simbiose entre o livro e a expressão artística, sobre os limites permanentemente provocados e reconfigurados da arte e do livro, remetendo a um diálogo infinito, tanto quanto as tarefas que inspiram e dão nome à mostra. “A ideia é misturar o contemporâneo com o antigo, com o clássico, para criar essa provocação e uma reflexão sobre o livro, algo que é muito utilizado na arte contemporânea”, afirma a cocuradora da mostra Rosely Nakagawa em entrevista dada ao programa Via Sampa, da Rádio USP . “O próprio sentido do livro já nos leva a refletir.”

Galeria de imagens da exposição no SESC

Esse “sentido” do livro pode ser melhor avaliado, claro, na própria mostra, seja na Biblioteca Mindlin ou no Sesc. Nesses dois espaços encontram-se não apenas obras históricas e raras, mas também livros-objetos que remetem justamente a esse intrincado relacionamento entre o livro e a arte, ou o livro-arte, ou o livro como artefato lúdico. É o caso, por exemplo, dos “poemóbiles” criados pelo poeta concreto Augusto de Campos e pelo artista plástico e ex-professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Julio Plaza. Os poemóbiles, expostos na Cidade Universitária, são um bom exemplo não só da fronteira fluida entre livro e arte mas também de como essa fronteira pode ser cruzada em direção a uma “transgressão” que amplifica os sentidos do livro.

Essa transgressão artística também pode ser medida em outras obras, como o volume cent mille milliards de poèmes, do poeta surrealista francês Raymond Queneau. O livro, exposto no Sesc, traz os poemas em páginas retalhadas, como se cada recorte poético, cada estrofe, tivesse vida própria, independente do livro que o contém. Mais do que um livro para se ler, é uma obra para se sentir. Aí reside toda a diferença – e a própria alma da exposição.

A mostra traz desde vídeo-instalações a obras curiosas – como o livro-banco que José Mindlin mandou fazer para sua mulher Guita, quando ainda namoravam na Faculdade de Direito da USP e ela reclamava que as carteiras da sala de aula não deixavam que ela, baixinha, encostasse os pés no chão – e peças raras, como a Arte da grammatica da lingoa mais usada na costa do Brasil, escrita pelo padre José de Anchieta e publicada em 1595, ou a petição de 1774 de Bartolomeu de Gusmão (conhecido como “o padre voador”)  sobre o instrumento que inventou “para andar no ar” – um balão.

Galeria de imagens da exposição na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Foto: Reprodução

Mas traz também preciosidades que os tempos tecnológicos atuais talvez não permitam mais a existência. É o caso das primeiras provas tipográficas do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos. Mas o que a tecnologia a ver com isso? Tudo. Nos dias atuais, se o autor desistir de uma frase ou trecho de livro, se arrepender de ter escrito algo ou simplesmente quiser acrescentar um novo parágrafo, basta entrar no computador, deletar o que não queria e incluir um novo trecho, por exemplo. Muito prático, sem dúvida. Mas asséptico e, digamos, “desumanizado”. Na mostra, vemos as provas corrigidas e anotadas a mão por Graciliano, uma intervenção que chega ao seu paroxismo no próprio título da obra: originalmente, ela se chamava “O mundo coberto de penas”.  Graciliano, com uma caneta de tinta preta, riscou todas as vezes em que esse título apareceu e escreveu por cima o “Vidas secas” que faria a sua fama.

Ter contato com esse tipo de interferência autoral, ou ver os originais manuscritos – com uma letra bem desenhada em tinta preta – de O quinze, de Rachel de Queirós, dá a sensação exata de que o livro em si foi além da página impressa, mas, sim, ficou impregnado de vida. E, no final das contas, talvez essa seja a tal tarefa infinita de um livro, conceito emprestado do filósofo alemão Edmund Husserl: ter vida, ser vida. Um livro se faz e se refaz. Sempre.

A exposição Tarefas infinitas fica em cartaz até 15 de setembro na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, em São Paulo) e até 27 de outubro no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista, em São Paulo). Entrada grátis.