Livro apresenta reflexão sobre a casa e o habitar

Mário Henrique D’Agostino, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, traz um novo olhar sobre a história da arquitetura

 19/08/2016 - Publicado há 8 anos
Por

20160819_02_livrocolunaA Coluna e o Vulto – Reflexões sobre a casa e o habitar na história antiga e moderna é o livro que Mário Henrique D’Agostino, professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, está lançando, pela Annablume Editora. O autor vai, como ele próprio define, “no encalço de veredas hoje pouco visitadas, ao coração de reflexões essenciais para uma arte que, provendo sustentos, põe em contínuo foco o portento e o mistério do habitar”.

Ao resgatar as ordens clássicas da arquitetura, pela análise do conjunto das colunas greco-romanas que povoaram os edifícios até a modernidade, o autor dá um novo olhar à própria história da Arquitetura. Olhar este que abre perspectivas inovadoras para as questões antropomórficas e da tradição humanística da Arquitetura, manifestadas desde as conotações másculas e feminis presentes nas colunas toscanas, dóricas, jônicas, coríntias ou compósitas.
A trilha percorrida pelos ensaios do livro desemboca no século 20. É quando D´Agostino chega a Le Corbusier, que considera o mais radical entre os arquitetos de sua época. “Ele achava fundamental insistir no fato de que, malgrado a admirável leveza que a máquina confere à casa, somente a analogia do corpo humano, explícita na articulação das colunas antigas, pode assegurar a harmonia essencial da arquitetura”, observa o autor.

20160819_01_livrocoluna

A Coluna e o Vulto – Reflexões sobre a casa e o habitar na história antiga e moderna, Annablume Editora, 120 páginas, R$ 60,00. O lançamento será no dia 22 de agosto, no Teatro Oficina (rua Jaceguai, 250, Bixiga), das 19 às 22 horas. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (11) 3104-0678.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.