Com 564 páginas, o livro Propriedade Intelectual no Cinema reúne 44 artigos de diferentes autores sobre filmes nacionais e estrangeiros que abordam a questão dos direitos autorais. Organizada pelos professores Antonio Carlos Morato, da Faculdade de Direito da USP, e Rodrigo Moraes, da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – dois especialistas no tema -, a obra promove um debate interdisciplinar sobre o ramo do direito ligado à propriedade industrial.
“Não se pode debater com profundidade a temática da propriedade intelectual sob uma perspectiva tão somente jurídica. O tema é inelutavelmente interdisciplinar”, explica o professor Rodrigo Moraes na apresentação da obra. Segundo ele, a história do cinema está, desde sua origem, interligada à história da propriedade intelectual por diversos fatos. “Curiosamente, Hollywood, que fica na costa oeste dos Estados Unidos, cresceu, no início do século 20, muito em função de uma fuga de produtores independentes da guerra de patentes.”
Entre os filmes analisados no livro estão As Palavras (The Words), Fome de Poder (The Founder), Viva: a Vida é Uma Festa (Coco), Grandes Olhos (Big Eyes), A Última Estação, ou o Enigma de Tolstói (The Last Station, or Tolstoy’s Enigma), Remastered: o Rei Leão e o Músico Esquecido (Remastered: Lion’s Share) e Jogada de Gênio (Flash of Genius).
Propriedade Intelectual no Cinema, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), será lançado no dia 1º de novembro, a partir das 18 horas, na Academia de Letras Jurídicas da Bahia (Alameda Capimirim, 14, bairro da Graça, em Salvador), com a presença dos organizadores e dos autores dos artigos e concerto do violonista Mario Ulloa, professor da Escola de Música da UFBA.