José Eduardo Martins mostra o romantismo de Henrique Oswald

Pianista e professor da USP lança CD com obras do mais importante compositor romântico brasileiro

 27/06/2019 - Publicado há 5 anos
O compositor carioca Henrique Oswald, um dos grandes nomes do romantismo brasileiro na música – Foto: Domínio público / Arquivo Nacional via Wikimedia Commons

Sonata em Mi Maior para Violino e Piano, opus 36, do compositor e pianista carioca Henrique Oswald (1852-1931), é considerada uma das mais significativas sonatas do período romântico em todo o mundo. Ela está presente no novo CD do pianista e professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP José Eduardo Martins, intitulado O Romantismo de Henrique Oswald e lançado pelo Selo Sesc. O novo álbum inclui ainda, entre outras obras, a peça En Rêve, dedicada pelo compositor à aluna e admiradora Leozinha Magalhães, que viria a ser sua primeira biógrafa.

Martins apresentou o seu novo trabalho no programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 24 de junho de 2019. Presente nos estúdios da rádio, o professor falou sobre sua trajetória, que inclui a gravação de 25 CDs. Ele é o responsável pela redescoberta de Oswald, antes praticamente desconhecido, de quem gravou obras inéditas e publicou partituras.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

O professor da USP José Eduardo Martins é o responsável pela redescoberta de Oswald de Andrade, compositor antes praticamente desconhecido – Foto: Mauro Bellesa / IEA

O programa Via Sampa vai ao ar diariamente, ao meio-dia, pela Rádio USP. Ele tem produção de Heloisa Granito e apresentação de Miriam Ramos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.