Itaú Cultural abre a “Ocupação Paulo Mendes da Rocha”

Evento homenageia o arquiteto e professor da USP, que em 12 de outubro completará 90 anos de idade

 19/09/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Uma homenagem ao celebrado arquiteto e professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP Paulo Mendes da Rocha, que no próximo dia 12 de outubro completará 90 anos de idade. É o que representa a Ocupação Paulo Mendes da Rocha, inaugurada no dia 12 de setembro passado no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. O evento apresenta nove projetos de Rocha que nunca saíram do papel nem foram expostos no Brasil, tendo sido vistos somente na Bienal de Veneza, em 2000. O professor da FAU Guilherme Wisnik, colunista da Rádio USP (93,7 MHz), é um dos curadores da ocupação.

A Ocupação Paulo Mendes da Rocha marca os 90 anos de vida do arquiteto e urbanista da USP – Foto: Rovena Rosa / Divulgação / Agência Brasil

No total, a Ocupação Paulo Mendes da Rocha traz mais de 100 itens, que reconstituem a trajetória do arquiteto. Entre esses itens estão fotos antigas da família, de projetos e de viagens, desenhos arquitetônicos, autorretratos, esboços e maquetes, selecionados de seu acervo pessoal.

A Ocupação Paulo Mendes da Rocha fica em cartaz até 4 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9 às 20 horas, sábados, domingos e feriados, das 11 às 20 horas, no Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, Bela Vista, em São Paulo, próximo à Estação Brigadeiro do Metrô, telefone 11 2168-1777). Entrada grátis.

Ouça no link acima entrevista do professor Guilherme Wisnik sobre a Ocupação Paulo Mendes da Rocha, concedida à radialista Miriam Ramos, no programa Via Sampa, da Rádio USP, no dia 18 de setembro.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.