Influência de vários estilos deu originalidade à obra de Ivan Lins

Programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP, começa série sobre o cantor e compositor carioca

06/10/2020 - Publicado há 4 anos
O cantor e compositor Ivan Lins em entrevista na Rádio USP, em abril de 2017, quando doou seu acervo para o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 4 de outubro de 2020, que apresentou o primeiro episódio de série sobre o cantor, compositor e instrumentista carioca Ivan Lins.

Logo da Rádio USP

“Ivan Guimarães Lins nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 16 de junho de 1945. Criado no bairro da Tijuca, já aos 12 anos teve os primeiros contatos com a música tocando trompete na banda do colégio em que estudava. Com 18, de maneira autodidata, começou a tocar jazz e bossa nova ao piano. Em meados da década de 1960, ingressa na Universidade Federal do Rio de Janeiro para graduar-se em Química. E foi justamente no quarto ano desse curso que Ivan Lins, ao participar de um festival de música, dá início à sua carreira. Era o ano de 1968, quando a extinta TV Tupi do Rio de Janeiro organizava o primeiro Festival Universitário de Música Popular Brasileira.”

Com essas palavras, o pesquisador Omar Jubran começou o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 4 passado, dando início a uma série com quatro episódios sobre o cantor, compositor e instrumentista carioca Ivan Lins. “A música composta por Ivan Lins recebe influência de vários estilos. Tais influências fizeram com que o compositor nos oferecesse desde o início de sua trajetória harmonias diferenciadas, com encadeamentos pouco comuns para a música da época”, informou ainda Jubran.

O programa exibiu algumas das primeiras composições de Ivan Lins, como Até o Amanhecer, O Amor é o Meu País, Madalena, Me Deixa em Paz, Somos Todos Iguais Nesta Noite, Guarde nos Olhos, Desenredo e Dinorah, Dinorah. Foram apresentadas ainda as músicas Por Favor, História de Amor, No Clarão da Luz Cheia, Atrevida, Quarto Escuro e Do Jeito que Você Tem.

As músicas foram apresentadas na voz de Ivan Lins e de outros intérpretes, como Angela Maria, Elis Regina, Leila Pinheiro, Quarteto em Cy, Lenny Andrade, Cauby Peixoto, Wilson Simonal, Fagner e Eduardo Gudin.

Em abril de 2017, Ivan Lins doou o seu acervo para o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. Na ocasião, ele visitou a Cidade Universitária e foi recebido na Rádio USP (93,7 MHz), onde foi entrevistado pelo radialista Mário Sant. O Jornal da USP publicou matérias sobre a doação do acervo, a visita de Lins e sua entrevista à Rádio USP.

Ouça nos links acima a íntegra do primeiro episódio da série sobre Ivan Lins apresentada no programa Olhar Brasileiro.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.