Imagens da Antártida revelam “reflexão sobre eternidade”

Até 26 de setembro, exposição traz fotos clicadas por professor aposentado da USP durante expedição ao continente gelado

Capitão amador e velejador, o professor aposentado da USP Sigismundo Bialoskorski Neto revela seu olhar sobre o continente gelado na exposição de fotos Antártida, que segue até 26 de setembro, no Teatro do Campus da USP em Ribeirão Preto.

Sig, como é mais conhecido pela comunidade uspiana, está aposentado das atividades acadêmicas na USP desde 2017, quando deixou a docência na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, em que foi diretor de 2010 a 2014. E, em janeiro deste ano, participou de uma expedição fotográfica à Antártida a bordo de um veleiro. Esta é a história que ele conta através da exposição.

Sigismundo Bialoskorski Neto no veleiro Fernande

A visita às imagens clicadas pelo agora capitão velejador revela um pouco do “sonho realizado” de Sig de atravessar o Cabo Horn e a Passagem de Drake a caminho do continente antártico. “São locais enfáticos, com mar alto, intensidade dos ventos e das correntes marítimas”, diz, garantindo que a aventura lhe rendeu experiências além da navegação. Segundo ele, a convivência com a tripulação no barco, num espaço muito reduzido, exige grande inteligência emocional e mostra a importância vital da dependência uns dos outros.

Outro aspecto que Sig ressalta para os visitantes de sua exposição é que ele tentou mostrar mais que a beleza, realmente infinita, do gelo, da água e da vida selvagem ainda intocada da região (pinguins, baleias jubartes e focas). Através das imagens, tentou contar que a expedição representou um pouco mais, já que “o continente gelado nos traz uma reflexão de eternidade e nos mostra como somos pequenos frente à própria natureza”.

A navegação para a Antártida se fez a partir de Ushuaia, na Argentina

A exposição Antártida é uma realização da Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto, que integra a 24ª Semana de Arte e Cultura da USP e recebe visitas até 26 de setembro em qualquer horário no Teatro do Campus, Avenida Bandeirantes, 3.900.

Mais informações: (16) 3315-3569 ou (16) 3315-4989

Expedição fotográfica à Antartida

O Veleiro Fernandes

Um veleiro depende do tempo e dos ventos

Cada cabo tem um nome, uma função, um destino

Em um veleiro a percepção de tempo é diferente

Navegar requer conhecimento de como se localizar observando somente os astros

Tripulação

Uma imensidão de gelo ameaçado pelo aquecimento global e pelo degelo

A vida silvestre

Baleias Jubarte

Focas

Aves

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.