Hitchcock é o destaque deste mês do Cineclube de São Carlos

Duas produções menos conhecidas do mestre do suspense serão apresentadas neste mês

06/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 11/04/2018 as 8:31
O cineasta inglês Alfred Hitchcock (1899-1980) – Foto: Fred Palumbo / Library of Congress Prints and Photographs Division via Wikimedia – Domínio Público

.
O Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, divulgou a sua programação de filmes para este mês de abril. As sessões ocorrerão aos sábados, dias 7, 14 e 28, sempre às 20 horas, com entrada gratuita.

O destaque fica por conta do cineasta inglês Alfred Hitchcock (1899-1980), que tem duas produções incluídas na programação do Cineclube – Sabotador (Saboteur, Estados Unidos, 1942, suspense, 109 minutos), a ser exibida no dia 7, e O Terceiro Tiro (The Trouble with Harry, EUA, 1955, comédia, 99 minutos), prevista para o dia 28. No dia 14, haverá a reapresentação da Mostra de Curtas Imagem e Som 2017 da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Em razão do feriado de Tiradentes, não haverá sessão no dia 21.

De acordo com o curador do Cineclube do CDCC, José Braz Mania, responsável também pelo setor de Audiovisual do centro, esta mostra tem como objetivo  divulgar filmes de Hitchcock menos conhecidos pelo público. A intenção é que o ciclo se complete ainda neste semestre. “Somente dois filmes não são suficientes para expor a filmografia desse genial mestre do suspense. Por isso já está definido que em junho completaremos o ciclo com mais cinco filmes dele”, informa Mania.

Já a Mostra de Curtas Imagem e Som da Ufscar apresentará curtas-metragens produzidos por alunos do curso de Imagem e Som daquela universidade. O CDCC tem uma parceria com a Ufscar e contribui para a formação dos seus estudantes, que têm a oportunidade de conferir suas produções sendo exibidas em um cinema.

“Nossa colaboração, muitas vezes, se inicia na pré-produção dos curtas, quando oferecemos suporte para o desenvolvimento e pesquisas dos roteiros. A mostra dos curtas é a oportunidade de exibir esses trabalhos para a comunidade e aproximar seus realizadores do público não acadêmico, além de impactá-los com a exibição em sala de cinema, que é um sonho de qualquer realizador de uma obra cinematográfica”, destaca Mania.

Com a ideia de intercalar ciclos, o CDCC apresentará, em maio, a obra de outro astro do cinema, o também inglês Charles Chaplin (1889-1977). Nesse caso, o objetivo será reproduzir os últimos filmes de que o artista participou, tanto como ator quanto como diretor.

Mestre do suspense é o destaque do Cineclube de São Carlos em abril – Foto: Willem van Bergen via Wikimedia – CC BY 2.0

.

O Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP fica na Rua Nove de Julho,1.227, Centro, São Carlos (SP), telefone: (16) 3373-9772.

Mais informações sobre a programação de abril estão neste link.