História em quadrinhos retrata cientistas negros

Live de lançamento da publicação acontece nesta quinta-feira, dia 25, às 15 horas, no Facebook

23/02/2021 - Publicado há 3 anos
Personagens do filme Estrelas Além do Tempo, que inspirou a história em quadrinhos sobre cientistas negros – Foto: Reprodução

A história em quadrinhos Entrevistas Além do Tempo, do pesquisador Carlos Antônio Teixeira, será lançada nesta quinta-feira, dia 25, às 15 horas, em live no Facebook. A obra retrata a vida e a obra de cientistas negros do Brasil e dos Estados Unidos, entre eles o agrônomo George Washington Carver (1864-1943), que nasceu escravo e se tornou um dos grandes inventores da sua época, a bioquímica Mary Daly (1921-2003), primeira mulher negra a obter título de doutorado nos Estados Unidos, em 1947, e pioneira nos estudos do colesterol, a física capixaba Marcelle Soares Santos – mestre e doutora pela USP -, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, ganhadora, em 2019, do Sloan Research Fellowship, um dos principais prêmios para pesquisadores em início de carreira no Canadá e nos Estados Unidos, e a astrônoma Denise Gonçalves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também mestre e doutora pela USP.

O trabalho de Carlos Teixeira foi selecionado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil dentro do Edital Anual de Projetos, que financia programas que fortaleçam as relações entre Brasil e Estados Unidos, de acordo com comunicado à imprensa divulgado por aquela Embaixada. Entrevistas Além do Tempo é inspirada no filme Estrelas Além do Tempo, de 2016, que conta a história de cientistas negras que trabalharam na Nasa – a agência espacial norte-americana. “A revista tem por objetivo promover o interesse de alunos em carreiras ligadas à ciência, assim como a conscientização sobre a contribuição de cientistas negros para o avanço da ciência”, destaca o comunicado. “Ela estará disponível gratuitamente em formato digital e 10.000 cópias impressas serão distribuídas em escolas públicas de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.”

Cartaz do filme Estrelas Além do Tempo – Foto: Divulgação/ Reprodução

“Infelizmente, ainda há poucos cientistas negros no Brasil, e seus trabalhos são pouco conhecidos. Espero que essa revista ajude a mudar essa realidade e incentive nova geração de cientistas”, afirma Teixeira, ainda de acordo com o comunicado da Embaixada norte-americana. Bacharel em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Teixeira é mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP e pós-doutor pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), também da USP.

“Temos orgulho de apoiar um projeto que mostra para jovens brasileiros negros que eles podem seguir um futuro nas áreas de pesquisa e ciência. Uma produção científica diversificada tende a beneficiar toda a sociedade”, disse o adido de Imprensa, Educação e Cultura dos Estados Unidos em São Paulo, Steve Stark, no comunicado.

A live de lançamento da revista em quadrinhos Entrevistas Além do Tempo, de Carlos Antônio Teixeira, será realizada nesta quinta-feira, dia 25, às 15 horas, na página do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo no Facebook.