
Hercule Florence – Imagem: Domínio público / Acervo Museu Paulista (USP)
A história do naturalista, inventor e pintor autodidata Hercule Florence, que nasceu em Nice, na França, em 1804, desembarcou aos 20 anos no Rio de Janeiro como desenhista da Expedição Langsdorff – realizada de 1825 a 1829 – e viveu em Campinas (SP), foi contada em livro, pela primeira vez, em 1976, pelo professor Boris Kossoy, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Três décadas depois, Kossoy lançou uma edição revista e ampliada pela Editora da USP (Edusp), Hercule Florence: A Descoberta Isolada da Fotografia no Brasil, que passou a ser referência para o reconhecimento internacional do pioneiro do processo fotográfico no século 19.
Um reconhecimento que é tema do Seminário Internacional Cento e Noventa Anos dos Experimentos Fotográficos de Hercule Florence. O evento é promovido pelo Instituto Moreira Salles (IMS) e pelo Instituto Hercule Florence (IHF) e acontece nesta terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de maio, das 9 horas às 18h30, no IMS Paulista (Avenida Paulista, 2.424, em São Paulo).

Poligrafia Anhu´Poca, 1841 – Acervo Instituto Hercule Florence

Poligrafia: Índio Apiacá, 1841 – Acervo Instituto Hercule Florence
O evento tem como principal tema a divulgação dos resultados das análises físico-químicas realizadas em 2022 de três objetos de Florence – duas fotografias (uma de um diploma maçônico e uma de rótulos de farmácia de 1833), do acervo do IHF, e uma fotografia de rótulos de farmácia, do acervo do IMS – por meio de uma parceria inédita entre quatro instituições: o IMS e o IHF, de São Paulo, o Getty Conservation Institute (GCI), de Los Angeles, nos Estados Unidos, e o Laboratório Hercules da Universidade de Évora, em Portugal. O encontro abordará também outros assuntos relacionados ao naturalista e inventor.

“Epréuve Nº2 (photographie)”. Fotografia: Conjunto de rótulos para frascos farmacêuticos, 1833. À direita, retrato de Hercule Florence – Acervo Instituto Hercule Florence
Entre os convidados internacionais do seminário estão os pesquisadores Art Kaplan (Getty Institute) e António Candeias (Universidade de Évora), responsáveis pelas análises laboratoriais, e dos pesquisadores Grant Romer e Ariadna Romer (Academy of Archaic Imaging, de Rochester, nos Estados Unidos), consultores especiais das análises. E entre os participantes brasileiros estão os professores Boris Kossoy, da ECA, Márcia Rizzutto, do Instituto de Física da USP, e os pesquisadores do IMS Millard Schisler (gestor de acervo) e Sergio Burgi (coordenador de fotografia), além da pesquisadora superintendente do IHF, Francis Melvin Lee, todos consultores especiais das análises.
A programação contará ainda com as participações da especialista em conservação Patricia de Filippi, da professora Maria Inez Turazzi, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da professora Iara Schiavinatto, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do professor Antonio Fatorelli, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da professora Fernanda Pitta, do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, Silvana Bahia, da organização social Olabi, do Rio de Janeiro, da teórica visual Ingrid Hoelzl e dos artistas visuais Adrià Julià, Letícia Ramos e Lívia Melzi.
O seminário terá transmissão ao vivo pelos canais do IHF e do IMS na plataforma Youtube, com tradução simultânea para o português e descrição em Libras. A gravação do evento será disponibilizada posteriormente nos canais digitais dos realizadores, legendada e com descrição em libras.
As inscrições já estão abertas e são gratuitas, sujeitas à lotação da sala. É possível se inscrever separadamente para cada dia do evento ou para ambos pelos seguintes links: dia 23/5 e dia 24/5.
Confira abaixo a programação do evento.
Programação
Dia 23, terça-feira
9h – 9h30: Recepção e credenciamento
9h30 – 10h: Apresentação
João Fernandes (IMS), Sergio Burgi (IMS) e Francis Melvin Lee (IHF)
10h – 11h: Uma conversa com Boris Kossoy
Apresentado por Antonio Florence (IHF) e Grant Romer (Academy of Archaic Imaging)
11h30 – 12h: A história das análises
Apresentação dos passos que levaram às análises no Laboratório Hércules, com Patricia de Filippi, Márcia Rizzutto (Física, USP), Millard Schisler (IMS) e António Candeias (Universidade de Évora)
14h – 15h: Art Kaplan (Getty) e António Candeias (Universidade de Évora)
Apresentação dos resultados das pesquisas feitas no Laboratório Hércules
16h – 17h: Grant Romer (Academy of Archaic Imaging) – A fotografia antes de 1839 – as primeiras conquistas da fotografia
17h – 17h30: Ariadna Romer (Academy of Archaic Imaging) – Uma abordagem pela dúvida de Tomé para entender as realizações fotográficas de Florence
Dia 24, quarta-feira
9h – 9h45: Iara Schiavinatto (Unicamp) – Algumas questões sobre a materialidade em Hercule Florence
9h45 – 10h30: Maria Inez Turazzi (Historiadora, UFF/Labhoi e CBHA) – Hercule Florence e “a arte de inventar”, entre os séculos XIX e XXI
11h30 – 13h: Artistas contemporâneos que revisitaram as técnicas de Hercule Florence
Adrià Julià, Letícia Ramos e Lívia Melzi. Moderado por Fernanda Pitta (MAC-USP)
15h – 16h: Antonio Fatorelli (ECO, UFRJ) – A atualidade de Hercule Florence
16h – 17h30: Futuras imagens, futuros da imagem
Ingrid Hoelzl (teórica visual) e Silvana Bahia (Olabi). Moderado por Millard Schisler (IMS)
18h – Encerramento: Francis Melvin Lee (IHF) e Sergio Burgi (IMS)