Giro Cultural leva público às apresentações da Orquestra da USP

Projetos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária firmam parceria para oferecer mais oportunidades de acesso à cultura

 06/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 10/03/2017 as 17:34
Por
Roteiros do Giro Cultural acompanharão ensaios e apresentações da Orquestra Sinfônica da USP ao longo do ano - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Roteiros do Giro Cultural acompanharão ensaios e apresentações da Orquestra Sinfônica da USP ao longo do ano – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Além de conhecer a história dos principais pontos da USP e da cidade de São Paulo, quem for participar dos percursos do Giro Cultural agora também virará plateia da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp). A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) acaba de anunciar a inclusão de ensaios e apresentações da orquestra na programação do Giro Cultural, uma parceria que visa a divulgar e a integrar os programas de extensão da USP.

“Nós vimos a possibilidade de fazer essa parceria para potencializar ambos os programas”, afirma o professor Ricardo Ricci Uvinha, coordenador do Giro Cultural e ex-conselheiro da Osusp. “A partir de reuniões que fizemos no ano passado, nós decidimos levar o Giro que acontece dentro da Cidade Universitária para os ensaios da Osusp, realizados nas sextas-feiras que antecedem as apresentações”, explica.

Ao todo, o Giro Cultural oferece quatro roteiros três internos e um externo. Na Cidade Universitária, são realizados o Acervo Cultural, o Acervo Científico e a Vista Panorâmica, que acontecem de terça a sexta-feira, das 10h às 14h. Nesses roteiros, os ensaios da Osusp farão parte da programação de algumas sextas-feiras, nos dias 10 de março, 7 de abril, 9 de junho, 1º de setembro, 6 de outubro, 10 de novembro e 8 de dezembro. Eles acontecem no Centro de Difusão Internacional (CDI), sempre às 12h30.

Além disso, durante o roteiro externo A USP e a São Paulo Modernista, realizado aos sábados, serão oferecidos convites para os concertos dos dias 11 de março, 8 de abril, 10 de junho, 2 de setembro, 7 de outubro, 11 de novembro e 9 de dezembro. Os organizadores da Osusp receberão uma lista com o nome dos participantes do Giro, que poderão retirar, com no máximo meia hora de antecedência, os ingressos para as apresentações noturnas da orquestra, na Sala São Paulo.

“Outro objetivo fundamental da parceria é dar oportunidades para as pessoas terem acesso à cultura, tanto através do Giro Cultural como da Osusp, que estimulam a cultura e o lazer de formas variadas”, afirma Uvinha. “É importante dar oportunidade, não só para alunos, funcionários e professores da USP, mas para toda a sociedade, de acesso à orquestra, e promover a democratização da música clássica.”
.

Um dos roteiros inclui apresentações - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
O roteiro inclui apresentações do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

 

Osusp no Giro Cultural USP

Roteiros: Vista Panorâmica, Acervo Científico, Acervo Cultural

Inscrições: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: (11) 3091-1190. E-mail: girocultural@usp.br

Quanto: gratuito

Quando: 10 de março, 7 de abril, 9 de junho, 1º de setembro, 6 de outubro, 10 de novembro e 8 de dezembro

Grupos: mínimo de 10 e máximo de 40 pessoas

Ponto de encontro: Portão 10 do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp)

Endereço: Avenida Prof. Mello Moraes, 661, Cidade Universitária – Butantã

 

Roteiro: A USP e a São Paulo Modernista

Inscrições: são feitas pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3721-5720

Quanto: gratuito

Quando: 11 de março, 8 de abril, 10 de junho, 2 de setembro, 7 de outubro, 11 de novembro e 9 de dezembro

Grupos: 40 pessoas

Ponto de encontro: Estação Alto do Ipiranga do Metrô


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.