Filme de estudantes da USP participa de festival na Rússia

Produzido por alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA), “Sinistro” coloca em questão a repressão ao que é próprio de cada indivíduo

20/10/2016 - Publicado há 7 anos
20161020_00_filme
Inteiramente produzido por alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o filme Sinistro questiona o poder de uma autoridade de reprimir o que é inerente à pessoa – Foto: Divulgação

.

O filme Sinistro, produzido por estudantes da USP, é uma das obras selecionadas para a Mostra Competitiva do 36th VGIK International Student Festival, em Moscou, na Rússia, que ocorrerá em novembro.

A obra é uma produção feita originalmente como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de alunos do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em 2014, e foi filmada quase inteiramente no próprio prédio do CTR.

O filme narra a história de uma menina atormentada por uma coceira na mão esquerda, que só cessa quando ela desenha usando essa parte do corpo. Porém sua mãe proíbe a prática, obrigando a filha a se concentrar nas tarefas escolares. Contudo, ao longo do filme, a desobediência da filha começa a crescer, assim como a do pai. Isso leva a matriarca a um estado de loucura e violência que são deflagradas no excelente final. “A mãe dela acredita que escrever com a mão esquerda é errado e que desenhar é uma perda de tempo. Então ela reprime a filha”, conta a diretora Mariani Ohno. “A ‘moral’ do filme ― como se fosse uma fábula ― é que a autoridade materna não pode subjugar aquilo que é inerente à criança.”

Segundo a diretora do filme, Sinistro já participou de outros festivais, como o 11º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e o 27º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. “Por motivos pessoais, eu fiquei muito tempo segurando ele, em vez de mandar para festivais”, afirma Mariani. “Só que o CTR entrou como coprodutor e a ECA enviou o filme para alguns festivais. Ele acabou entrando em três festivais, dois no Brasil e esse na Rússia.” Em novembro, Mariani e o roteirista Cauê Shimoda vão a Moscou para participar do festival.

Sinistro ainda não pode ser divulgado na internet em virtude da participação nos festivais, que pedem exclusividade da obra.

[cycloneslider id=”filme-eca”]

.

O VGIK International Student Festival ocorrerá de 14 a 18 de novembro. O festival é vinculado ao Gerasimov Institute of Cinematography (VGKI), a mais antiga universidade de cinema do mundo, fundada em 1906. Por ela passaram grandes nomes do cinema, como Sergei Eisenstein, Mikhail Romm e Andrei Tarkovsky.