Festa do Livro da USP São Carlos tem literatura, música e debates

Entre os dias 6 e 8, evento terá várias atrações e venda de livros de 39 editoras com descontos de até 50%

05/08/2019 - Publicado há 5 anos
Campus da USP em São Carlos realiza mais uma edição da Festa do Livro – Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação do ICMC – USP

Nesta semana, nos dias 6, 7 e 8, acontece a 6ª edição da Festa do Livro da USP São Carlos. As atividades vão das 10 às 20 horas, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Está confirmada a participação de 39 editoras, que vão oferecer descontos entre 30% e 50% nas vendas de livros de diferentes gêneros. Segundo Juliana Moraes, chefe-técnica da biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e coordenadora da Festa do Livro, esta é a maior edição do evento já realizada.

Nos três dias de atividades, a festa promove várias atrações, entre elas debates sobre literatura, apresentações musicais e sarau de poesias. O escritor amazonense Milton Hatoum, Prêmio Jabuti com os romances Relato de um Certo OrienteDois Irmãos e Cinzas do Norte, estará presente na mesa de encerramento, na quinta-feira, dia 8, às 20 horas, quando falará sobre seu romance A Noite da Espera. Lançado em 2017, o livro conta a história do personagem Martim nos tempos da ditadura brasileira.

A abertura oficial do evento ocorre nesta terça-feira, dia 6, às 10 horas. A partir das 12 horas, haverá apresentação de música brasileira, com Girafulô, e de dança do ventre, com o Studio Neyma Al Najmah. Às 15 horas, será exibido o documentário A Identidade que Transforma, incluindo roda de conversa com a autora Talissa Fávero e com a ativista social Filipa Brunelli. Também ocorre um bate-papo, às 17 horas, com a socióloga Maria de Moraes Silva, que escreveu Vidas Talhadas no Avesso, e, às 18h30, a mesa-redonda Representatividade na Literatura Importa Pra Quem?, com Larissa Siriani, Lady Sybylla e Jhonatan Marques.

Na quarta-feira, dia 7, haverá espaço para contação de histórias, meditação e apresentação de dança flamenca. Às 14 horas, Cinara Machado faz o lançamento do livro Minha Amiga Secreta e, às 16 horas, os autores Pirula e Reinaldo Lopes apresentam o seu livro Darwin Sem Frescura. Está prevista uma mesa-redonda sobre Podcasts – Uma Nova Forma de Discutir Literatura. Às 19h30, o Trio Mandacaru toca músicas de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.

Já na quinta-feira, dia 8, último dia do evento, entre outras atrações estão previstas a apresentação da cantora Vivian Davies, em Chico em Letra e Música, às 12 horas, a exibição do Coral USP São Carlos, às 13 horas, e a realização do minicurso Escritas Femininas e Mulheres Visíveis: da Literatura à Cena, com Marina Corazza e Malú Bazán. Ainda na tarde de quinta-feira haverá um sarau de poesia com o grupo Nó de Verso e a apresentação do livro Irmãos – Uma História do PCC e conversa com o autor, Gabriel Feltran.

A organização da Festa do Livro da USP São Carlos é feita pela Biblioteca Achille Bassi do ICMC, em parceria com o Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos, a Editora da USP (Edusp), o Centro Cultural, o Teatro da USP (Tusp) e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
A 6ª Festa do Livro da USP São Carlos acontece nos dias 6, 7 e 8, das 10 às 20 horas, no térreo do bloco E-1 da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP , no centro da cidade. Entrada grátis. A programação do evento está disponível neste link.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.