Festa do Livro da USP acontece também no sábado

De 27 a 30 de novembro, evento vai reunir 260 editoras, que oferecerão descontos de no mínimo 50%

25/11/2019 - Publicado há 4 anos
Cartaz da 21ª Festa do Livro da USP, que acontece na Cidade Universitária de 27 a 30 de novembro – Foto: Reprodução

.

Muitos dizem que as pessoas não estão comprando mais livros, mas isso não é verdade. Um indício disso é o número expressivo de participantes da Festa do Livro da USP no ano passado, que chegou a 90 mil pessoas, muitas delas saindo com sacolas cheias de livros, e até carrinhos. Promovida anualmente pela Editora da USP (Edusp), a Festa do Livro da USP deste ano acontece nesta semana, de quarta, dia 27, a sexta, dia 29, das 9 às 21 horas, e no sábado, dia 30, das 9 às 20 horas, com entrada gratuita, ocupando toda a travessa C da avenida Professor Mello Moraes, na Cidade Universitária. Completando sua maioridade – são 21 edições –, o evento reúne cerca de 260 expositores, entre livros e selos, com uma seleção de seus catálogos, vendida com desconto de 50% no mínimo.

Para Bruno Tenan, chefe de Marketing da Edusp, este é o momento de consolidação da Festa do Livro da USP, que já entrou para o calendário cultural da cidade. “O desconto é o maior atrativo para os visitantes e, neste final de ano, a Festa significa um fôlego para as editoras”, afirma. Outro fator que contribuiu para o impressionante número de participantes foi seu novo horário de funcionamento. No ano passado, diz, a Festa passou a funcionar também aos sábados, e o que se viu foi um aumento de público de 30% em relação aos demais dias. E, nesta edição, fica aberta uma hora a mais no sábado, até as 20 horas.

Mesmo com o mercado em crise, o livro é um item muito querido e desejado. “As pessoas podem até deixar de ler ou de comprar, mas vão dizer que o livro é sempre uma boa opção”, ressalta Tenan. Esse encanto pelo livro transparece ainda no aumento significativo da Festa do Livro da USP, que começou com apenas dois dias e 30 editoras, em 200 metros quadrados, e atualmente ocorre em quatro dias, com mais de 200 editoras em 4 mil metros quadrados. Tenan informa que as mudanças foram aceleradas com a mudança de local da Festa para o endereço atual, dando mais autonomia ao evento. O resultado foi o aumento de espaço, que pode ser mensurado no número de editoras participantes – em 2017 foram 170 e hoje chega a 260 expositores. “Não conseguimos crescer mais, a tenda está no limite das ruas”, informa Tenan.

.

A Festa do Livro da USP é um evento tradicional promovido pela Editora da USP (Edusp) – Foto Marcos Santos/USP Imagens

.

Além da própria Edusp, que comparece com 700 títulos de seu catálogo, as principais editoras brasileiras participam da Festa, como Companhia das Letras, Annablume, Boitempo, Globo, Record, Manole, Martins Fontes e Senac, entre tantas outras. Há algumas novidades entre os expositores, como a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), que representa várias editoras universitárias do País e participa pela primeira vez da Festa do Livro da USP. Tenan ainda cita outras três editoras que estreiam nesta edição: Demônio Negro, Saraiva Educação e Antrofágica. As editoras estarão distribuídas em três áreas – verde, azul e laranja -, e do lado de fora os food trucks vão garantir a alimentação de quem quer passar um tempinho entre os livros.

“Infelizmente, algumas editoras ficaram de fora”, lamenta Tenan. “Primeiro, tentamos manter o máximo de editoras participantes do ano anterior, inclusive no mesmo espaço, e também dar espaço para pequenas editoras. Mas, acima de tudo, pensamos no público da Universidade, estudantes, professores e pesquisadores, trazendo editoras com um perfil acadêmico, mas sem deixar de lado outras produções”, reitera. A Festa do Livro da USP, como diz Tenan, é uma oportunidade tanto para as editoras, que podem divulgar livros menos vendidos, como para o público, que pode encontrar novos títulos.

A 20ª Festa do Livro da USP, realizada no ano passado – Foto Marcos Santos/USP Imagens

.

Cerca de 90 mil pessoas participaram da Festa do Livro da USP em 2018 – Foto Marcos Santos/USP Imagens

.